O atleta do Jibuti, Hani Hersi, bateu o recorde do percurso e sagrou-se vencedor com o tempo de 01:01:03. Na vertente feminina, o recorde também caiu, com Noshin Mandoi Kimuge do Quênia que venceu com o tempo 01:13:05.

Famalicão viveu, este domingo, 19 de outubro, uma manhã de grande emoção e energia desportiva com a realização da 11.ª edição da Q8 Meia Maratona de Famalicão, um evento que reuniu 3500 participantes que percorreram a cidade de Famalicão.

Atletas de várias nacionalidades marcaram presença nesta edição, proporcionando um espetáculo de competitividade e superação que contagiou o público presente ao longo do percurso. O ambiente vivido nas ruas de Famalicão foi de festa, com centenas de pessoas a apoiar os atletas e a transformar a manhã num verdadeiro encontro entre o desporto e a comunidade.

Com o vereador Pedro Oliveira e o representante da Q8, Joaquim Gonçalves, a darem o tiro de partida, os atletas percorreram as principais ruas de Famalicão, transformando a cidade num verdadeiro palco de grandes feitos desportivos.

Competição dos 10 km continua a crescer

A prova dos 10 km, que vai já na sua 4.ª edição atraindo cada vez mais atletas populares e competitivos.

O primeiro a cruzar a linha de meta foi Fernando Serrão, do CDS Salvador do Campo, com o tempo de 30m49s, seguido por João Azevedo, do EARO com 31m05s e Amado Martins do GDR Santa Tecla que finalizou o pódio com 31m29s.

Na vertente feminina, Mónica Silva, do CDS Salvador do Campo, foi a mais rápida, terminando em 34m35s, seguida de Mariana Regalo, do Maia AC, com 36m11s e Esmeralda Meira do Vitória SC com 41M53s.

Recordes e emoção na Linha de Meta

A 11.ª edição voltou a demonstrar o elevado nível competitivo da prova, com os atletas africanos a destacarem-se novamente nas posições cimeiras. A Meia Maratona (21 km) foi bastante disputada, com tempos de grande qualidade que reforçam o estatuto internacional do evento.

Entre os homens, o atleta do Jibuti, Hani Hersi, bateu o recorde do percurso e sagrou-se vencedor com o tempo de 01:01:03, seguido do queniano George Kiplagat Kiptum, que terminou com 01:03:01 e também pelo queniano Shadrack Korir, com o tempo de 01:05:01.

Na vertente feminina, o recorde também caiu, com Noshin Mandoi Kimuge do Quênia que venceu com o tempo 01:13:05. O pódio ficou completo com as duas portuguesas Vanessa Carvalho do SC Braga, com 1:15:04 e Marta Martins do GDC Guilhovai com 01:19:47.

Celebração e Reconhecimento

Para iniciar a cerimónia de entrega de prémios, Jorge Teixeira e a atleta olímpica Fernanda Ribeiro entregaram as lembranças à Câmara Municipal de Famalicão e ao patrocinador principal, Q8, pelo apoio e compromisso contínuo na promoção do desporto e de estilos de vida saudáveis.

A entrega de prémios aos atletas contou com a presença de Pedro Oliveira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, Joaquim Gonçalves, representante da Q8, Bruno Martins da Hermotor e Jorge Teixeira, diretor da Runporto.

A Q8 Meia Maratona de Famalicão encerra assim a sua 11.ª edição com um balanço extremamente positivo, reafirmando-se como um evento que combina excelência desportiva, espírito de comunidade e celebração do atletismo.