A prova, que se realiza a 27 de novembro, pretende assinalar a classificação do Centro Histórico como Património Mundial.

A "Meia de Évora", a mais importante meia maratona que se disputa a sul do rio Tejo, irá ser disputada a 27 de novembro (domingo), numa edição repleta de novidades, com a Câmara Municipal de Évora a alterar o percurso de forma a potenciar o cruzamento de atletas e, assim, o espetáculo para quem assiste. A partida e chegada mantém-se na Praça de Giraldo, "a sala de visitas da cidade".

A prova, cuja vitória sorriu, em 2021, a Raquel Cabaço (01;24;58h) e a Jorge Rivera (01;08;25), deverá contar com a participação de quase meio milhar de atletas, provenientes de "todos os quadrantes geográficos nacionais", refere o vereador do pelouro do desporto da autarquia eborense.

Segundo Alexandre Varela, "este ano, sem o espectro da pandemia, pudemos preparar tudo com mais tempo e tranquilidade e apostámos muito na promoção e divulgação do nosso evento procurando desta forma captar o maior número possível de atletas, sendo que a nossa prova está a afirmar-se, cada vez mais, como um evento internacional dada a presença considerável de atletas espanhóis".

Aproveitando a necessidade de renovar a certificação do percurso junto da Federação Portuguesa de Atletismo, a “Meia de Évora” mantém inalterados os primeiros nove quilómetros, que levam o pelotão pelo coração do Centro Histórico, classificado pela UNESCO como Património Mundial desde o dia 25 de novembro de 1986, introduzindo novidades no traçado "que serão, com certeza, do agrado dos atletas".

"Para além de procurar colocar Évora na «rota» dos grandes eventos desportivos nacionais, a “Meia de Évora” tem também uma forte componente cultural e turística. Primeiro porque parte do percurso ocorre bem no coração do Centro Histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade e coração da candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura em 2027. Por outro lado, o percurso é sempre pontuado pela presença de inúmeros agentes culturais que, através de vários estilos de música, incentivam e animam os corredores e caminheiros", refere ainda.

A "Meia de Évora", como é carinhosamente apelidada no seio desportivo nacional, para além da prova rainha, de 21 kms, consta ainda de uma prova de 10 quilómetros e de uma caminhada, procurando desta forma possibilitar a participação de mais pessoas neste grande evento desportivo. "Desta forma, conseguimos reunir em Évora, nesta data, 3000 participantes, um número que nos deixa extremamente orgulhosos".

Expetativas altas

Sobre as expetativas para esta grande jornada desportiva, o autarca de Évora é perentório em afirmar que "são sempre altas. Diz-nos a experiência que os atletas e as respetivas famílias encontram nesta prova, nas suas mais diversas valências, momentos de grande satisfação e alegria. Sendo um evento que procura acolher todo o tipo de atleta, desde o mais bem preparado ao caminheiro, a Meia de Évora tem conseguido granjear o respeito junto dos participantes, que reconhecem o esforço por parte da organização em fazer desta prova a melhor a sul do Rio Tejo".

"Por outro lado, a localização geográfica de Évora, a pouco mais de uma hora de Lisboa, Badajoz, Portalegre, Elvas e menos de uma hora de Beja, Montemor, Vendas Novas, com boas acessibilidades, faz com a nossa prova seja apetecível junto dos amantes da corrida, que depois podem desfrutar da nossa gastronomia", reafirma Alexandre Varela.

A Meia Maratona de Évora disputa-se no dia 27 de novembro, com a partida agendada para as 10h00. Cinco minutos mais tarde “arrancam” os participantes nos 10 kms. A caminhada pelo centro histórico de Évora começa às 09h30.

meia maratona de evora1

TREINOS DE PREPARAÇÃO

Este domingo (dia 20) pode ainda participar no último treino de preparação antes da prova, acompanhado por diversos marcadores de ritmo (pacers). O encontro está marcado para as 8h30 no Complexo Desportivo de Évora.

Últimas inscrições e mais informações AQUI.