O evento na República Checa assinala o regresso do circuito mundial de Triatlo e o objectivo da conquista de pontos para o ranking internacional.

Além de Miguel Tiago Silva, também Alexandre Nobre alinhou na partida, tendo sofrido uma queda no início do ciclismo que o impediu de continuar em competição.

Já Miguel Tiago Silva, que se estreou na Taça do Mundo, alcançou o top 10 com o tempo de 01:54:42 e uma prestação bemc onseguida nos três segmentos.

O percurso incluiu duas voltas de natação que totalizaram 1500 metros, um desafiante percurso de ciclismo com sete voltas de 4,9km e uma corrida onde os triatletas tiveram que percorrer quatro voltas de 2,5km. Miguel Tiago Silva realizou uma natação muito forte mantendo-se sempre na frente, saindo nos primeiros lugares juntamente com um grupo de mais três atletas.

«Arranquei forte na natação porque a primeira bóia encontrava-se bastante perto da partida e eu sabia que imprimir um bom ritmo era muito importante para sair na frente. Depois mantive-me sempre na quarta posição, concentrado no percurso e focado para não ‘perder os pés’ dos triatletas», explica Miguel Tiago Silva.

O triatleta nacional mostrando a boa forma também no ciclismo, num percurso muito duro e técnico, trabalhando juntamente com mais três elementos (Takumi Hojo, do Japão, Márk Dévay, da Hungria e Alessio Crociani, de Itália) e mantendo-se na liderança da prova, alcançando uma vantagem de cerca de 40’’ no ciclismo para o numeroso grupo perseguidor.

«Fiz o ciclismo no grupo da frente com mais três atletas, tendo trabalhado com eles e optando por puxar na frente sempre que me sentia à vontade», afirmou Miguel, realçando o apoio do público que gritava e batia nas grades na subida mais longa.

Num percurso duro realizado em paralelo e alcatrão pelas ruas de Karlovy Vary com muitas curvas e subidas, Miguel Tiago Silva manteve-se forte conseguindo passar a meta na 10.ª posição e a 1’1’’ do primeiro classificado.

«Foi uma corrida consistente, fiquei contente com a minha prestação e terminei dando tudo o que tinha. Estou muito feliz com a minha prova», conclui Miguel Tiago Silva.

Miguel Tiago Silva foi várias vezes referenciado nos comentários internacionais pela sua excelente prestação neste desafiante percurso, onde mostrou a óptima condição física, atitude forte e estratégia adequada, factores que lhe permitiram alcançar o top10.

O vencedor foi o alemão Lasse Nygaard-Priester que, na sua segunda Taça do Mundo, subiu ao primeiro lugar do pódio com o tempo de 01:53:31. Grant Sheldon, da Grã-Bretanha, ocupou a segunda posição da prova fazendo a marca de 01:54:04 e o húgaro Csongor Lehmann classificou-se no terceiro lugar passando a meta com 01:54:11.

A próxima prova de Miguel Tiago Silva e de Alexandre Nobre será o Campeonato da Europa de Elites que decorrerá em Valência, a 25 de Setembro.

 

Autores
---
Cátia Mogo