---
Triatlo
14 junho 2021
Taça da Europa realizou-se em Coimbra

Este sábado competiram na distância sprint 69 atletas masculinos e 41 atletas femininas de mais de 20 nacionalidades.

Foi uma competição disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida) com a natação no rio Mondego e os segmentos de ciclismo e corrida a percorrer o centro urbano de Coimbra. Portugal conseguiu três triatletas no pódio com Vasco Vilaça a conquistar a medalha de ouro, Ricardo Batista a alcançar a prata e Melanie Santos a terminar com o bronze.

vilaça

Com um tempo incerto em Coimbra, os aguaceiros fortes tornaram o piso escorregadio, tendo sido necessário gerir o segmento de ciclismo que se tornou mais técnico, dificultando a prova aos atletas mais inexperientes.

Vilaça obteve a medalha de ouro com 00:50:44, Ricardo Batista ficou na segunda posição com 00:50:50 e o belga Christophe DeKeyser alcançou a terceira posição com 00:51:02. Ainda a referir, Miguel Tiago Silva, um nadador muito forte e fazer os segmentos de ciclismo e corrida muito equilibrados, conquistando a 8.ª posição da geral.

santos e vilaça

Melanie Santos subiu ao terceiro lugar do pódio, depois sair nos primeiros lugares da natação e ter seguido na frente do ciclismo com mais três triatletas portuguesas: Helena Carvalho, que infelizmente sofreu uma queda na terceira volta do segundo segmento, Maria Tomé e Vera Vilaça. Maria Tomé terminouna quarta posição, muito forte e equilibrada nos três segmentos.

Sophia Green, da Grã-Bretanha, foi a vencedora da competição com 00:56:43, seguida da espanhola Cecilia Santamaria Surroca, com 00:56:57 e a portuguesa Melanie Santos a conquistar a terceira posição 00:56:59.
Campeoes triatlo longo
 
Disputou-se também o Campeonato Nacional de Triatlo Longo, com Sérgio Marques (CNATRIL) a levar a melhor, seguido de André Duarte (Outsystems Olímpico de Oeiras) e de João Fragoso (Estoril Praia Credibom). Nas senhoras sagrou-se campeã Vanessa Pereira (Estoril Praia Credibom), com Liliana Veríssimo (Outsystems Olímpico de Oeiras) em 2.º e Fernanda Santinha (Clube Oriental de Lisboa) em 3.º.
 
Neste evento participaram os Iron Brothers, pela primeira vez na distância longa, com Miguel e Pedro a terem ao seu lado outras duas duplas inclusivas, com cadeiras de rodas.
 
Classificações completas AQUI.
 
Taça da Europa:
Femininos
Masculinos
 
 
Leia também
Ver mais