O Triatlo Longo de Setúbal realizou-se este domingo, em difíceis condições meteorológicas, com a vitória de João Ferreira e Liliana Veríssimo.

A quarta (e mais difícil) edição do Lidl Setúbal Triathlon foi organizada pela HMS Sports e pela Câmara Municipal de Setúbal.

O mar e vento forte de sudoeste obrigou a organização a aplicar um plano B, com a redução do percurso de natação dos 1900 m para cerca de 1000 m, com saída da praia do Parque Urbano de Albarquel. Os 90km de ciclismo foram muito difíceis, devido às fortes rajadas que se fizeram sentir na zona da Mitrena e na subida da Arrábida, agravada no final do percurso com chuva, o que originou algumas quedas durante a descida de regresso a Setúbal. A meia maratona (21,1 km) na baixa sadina, essencialmente corrida na Av. Luísa Todi, foi também ela de dificuldade acrescida, com muito vento e chuva. Foi, no entanto, um Triatlo com uma organização exemplar, onde todas as medidas impostas pela DGS foram cumpridas e melhoradas, merecendo a HMS Sports e os voluntários um reconhecimento pela entrega e paixão com que trataram os triatletas.

João Ferreira

Uma vez mais foi o atleta do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa (CNATRIL), João Ferreira, a subir ao lugar mais alto do pódio, repetindo a façanha de 2019, com um tempo de 03h58m23s. O espanhol Alberto Garcia (Estoril Praia Credibom) foi segundo, em 03:59:42 e o brasileiro Danilo Pimentel (ONTRISPORTS) foi terceiro classificado com 04:01:05. Em femininos, Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, venceu com o tempo de 04:43:02. No pódio, teve a companhia de Susana Mateus (Golegã) com 04:53:09 e de Mariana Marques (CNATRIL) com 04:54:16.

Liliana Veríssimo

Pela primeira vez, o evento contemplou a prova de estafetas, a mais rápida foi a Ontrisports, com a Warm-Up em segundo e a OutSystems Olímpico de Oeiras a ocupar o terceiro lugar da classificação.

Por equipas esteve melhor o Estoril Praia Credibom, com o CNATRIL em 2.º e a OutSystems Olímpico de Oeiras em 3.º

Para 2021 a prova já tem data marcada, o próximo Lidl Setúbal Triathlon será a 18 de Abril.

Confira os resultados completos:

Gerais 

Estafetas

Equipas

Fotos: HMS Sports | Walter Branco, Paulo Lopes, Gil Peraboa e Pedro Melim

Autores
---
Cátia Mogo