O primeiro ouro olímpico português comemora hoje, 18 de fevereiro, o seu 75.º aniversário.
Foi há 75 anos (em 1947), em Vildemoinhos, que nasceu quem viria a ser um dos melhores atletas portugueses de todos os tempos. A par dos inúmeros títulos conquistados ao longo da sua carreira, o ano de 1984 ficará para sempre gravado na história do atletismo nacional.
No dia 12 de agosto desse mesmo ano, Carlos Lopes ganhou a primeira medalha de ouro olímpica portuguesa nos Jogos de Los Angeles, quando tinha 38 anos de idade.
Dia histórico para o País, que parou para ver Carlos Lopes a vencer a Maratona de 42 km em duas horas, nove minutos e 21 segundos, um tempo que foi recorde até 2008. Na modalidade, o atleta lusitano foi ainda Recordista da Europa e Recordista Mundial.
Mas as conquistas não ficam por aqui. A antiga glória do Sporting Clube de Portugal, clube onde ingressou em 1966, foi também o primeiro atleta lusitano a ganhar um título internacional. No caso, o título mundial de corta-mato em 1976. Nesse mesmo ano, viria a ser prata nos Jogos de Montreal nos 10 mil metros.
Atualmente, Carlos Lopes continua ligado ao atletismo como Diretor do Departamento de Atletismo do Sporting (cargo que assimiu em 2013) e comemora, nesta sexta-feira, 75 anos de uma vida cheia de boas memórias e grandes triunfos.