A decisão foi tomada esta terça-feira, o primeiro dia do 160.º Conselho Europeu de Atletismo, que está a decorrer virtualmente.

Foto: Getty Images

Foram apresentadas duas propostas, a de Roma (Itália) e a de Katowice-Silesia (Polónia). O presidente interino da Associação Europeia de Atletismo, Dobromir Karamarinov, afirmou estar “muito satisfeito por anunciar que Roma acolhe os Europeus de Atletismo de 2024. Queríamos ainda agradecer a excelente proposta de Katowice-Silesia. Itália já demonstrou que é capaz de ser o palco de excelentes campeonatos da Europa de todos os grupos de idade e tenho a certeza de que os atletas e fãs irão viajar para lá em 2024”.

A Associação Europeia de Atletismo vai, ainda assim, iniciar conversações com a Polónia, no sentido de serem os anfitriões de uma edição futura destes Campeonatos da Europa. Uma delegação, encabeçada pelo CEO da Associação Europeia, Christian Milz, visitará a região a propósito dos Europeus Indoor de Torun 2021 e iniciará os contactos nas próximas semanas.

Esta será a terceira vez que Itália acolhe o campeonato (agora de dois em dois anos), depois de Turim ter recebido a edição inaugural em 1934, seguido de Roma em 1974. Será também a primeira grande competição de atletismo recebida na capital italiana após o Campeonato do Mundo de 1987, onde Rosa Mota se sagrou Campeã do Mundo feminina.

A competição de 2024 terá lugar no famoso Stadio Olimpico, onde também se realizaram os Jogos Olímpicos de 1960.

Autores
---
Cátia Mogo