Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira foram indicadas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Numa altura em que faltam 87 dias para a prova de Maratona Olímpica feminina (7 de Agosto, às 7h da manhã, mais doze horas do que em Portugal), a Federação torna público as atletas que cumprem os critérios de selecção para a mesma.

São elas:

Carla Salomé Rocha, de 31 anos, do Sporting Clube de Portugal, treinada por Rui Ferreira, que obteve a marca de qualificação na Maratona de Londres, a 28 de Abril de 2019, ao estabelecer um novo recorde pessoal de 2h24’47.

Sara Catarina Ribeiro, de 30 anos, também do Sporting Clube de Portugal e treinada por Rui Ferreira, que obteve a marca de qualificação em Valência, a 1 de Dezembro de 2019, ao estabelecer um novo recorde pessoal de 2h26’39. 

Sara Moreira, de 35 anos, do Sporting Clube de Portugal, treinada por Carlos Monteiro e que conseguiu qualificar-se em Enschede, na Holanda, a 18 de Abril de 2021, com a marca de 2h26’42

Já no que toca aos Paralímpicos, foram oficializadas mais quatro quotas para Portugal em Atletismo, conquistadas via ranking, o que perfaz um total de nove quotas até ao momento. Espera-se que até 30 de Junho ainda possam ser atribuídas outras 4 a 6 quotas.

Neste momento, Portugal tem garantidas 27 quotas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio: 10 no Boccia, nove no Atletismo, cinco na Natação, uma no Ciclismo, uma na Canoagem e uma em Equestre.

Autores
---
Cátia Mogo