A entidade responsável pelas competições nacionais de atletismo faz esta quinta-feira 99 anos.

Imagem: FPA

De acordo com a informação publicada na página da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), os primeiros passos para a criação terão sido dados a 24 de Setembro de 1921, com a criação de uma Comissão Dirigente da Federação Portuguesa de Sports Athleticos, que foi o primeiro nome oficial da FPA, com Salazar Carreira, José Oliveira e Sousa, Carlos Bazílio de Oliveira e Armando Sá. A oficialização formal viria a acontecer a 5 de Novembro, mantendo-se a comissão em funções até 1926, quando se realizaram eleições e foi eleito o primeiro presidente, Fernando Pereira.

Antes disso, Portugal já tinha registos da realização de provas de atletismo, corridas, saltos em comprimento, a primeira maratona oficial em Portugal e até os primeiros Jogos Olímpicos Nacionais.

A designação que hoje conhecemos, de Federação Portuguesa de Atletismo, remonta a 25 de Maio de 1929. Só em 1972, já a FPA contava com meio século de existência, é inaugurada a primeira pista sintética de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor, para receber a quinta edição dos Jogos Luso-Brasileiros.

A sede própria da Federação é inaugurada em 1996, em Linda-a-Velha.

Na história quase centenária da Federação Portuguesa de Atletismo somam-se até ao momento quatro medalhas de ouro olímpicas: Carlos Lopes em 1984, Rosa Mota 1988, Fernanda Ribeiro 1996 e Nelson Évora no triplo salto em 2008.

Para celebrar a data, durante o dia de hoje, a Federação tem a decorrer um passatempo na sua página de Facebook, onde está a oferecer vários prémios.

Autores
---
Cátia Mogo