Os atletas José Carlos Pintos e Gerson Baldé vão representar as cores dos leões, depois de, na época passada, terem estado ao serviço do rival Sport Lisboa e Benfica.

O Sporting Clube de Portugal anunciou nos primeiros dias do ano, a contratação de dois reforços de peso para a equipa de atletismo: são eles os ex-benfiquistas José Carlos Pinto e Gerson Baldé.

O meio-fundista, José Carlos Pinto, firmou no passado dia 31 de dezembro, o novo recorde nacional dos cinco quilómetros de estrada. Para o atleta de 28 anos, representar o Sporting CP tem um significado especial. 

Jose Carlos Pinto Sporting

"É fantástico. O Sporting CP foi um grande impulsionador do atletismo desde o início, teve grandes nomes a correr pelo Clube, e é incrível poder continuar esse legado. É um sentimento inexplicável", confessou em declarações aos meios do Clube, traçando já metas bem definidas, do imediato até ao horizonte olímpico.

"A curto prazo temos já a Taça da Europa de Corta-Mato dos Clubes Campeões Europeus, e o meu objetivo é ajudar o Clube a conquistar essa competição, na estafeta mista. Depois disso, temos os Campeonatos Nacionais de Clubes. Individualmente, quero tentar, dentro de cerca de dez dias, bater o recorde nacional dos dez quilómetros de estrada. Venho agora de conseguir o recorde nacional dos cinco quilómetros, por isso creio que estou num bom momento de forma", explicou. "A longo prazo, claro, estão os Jogos Olímpicos de 2028, e ajudar o Clube no máximo de provas possível e angariar o maior número de pontos possível", apontou. 

 

Já Gerson Baldé é um reforço que regressa "a casa". Referência nacional no salto em comprimento e no salto em altura, o atleta de 25 anos, junta-se à equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, a qual já tinha representado em 2019.

"É uma honra para mim estar de volta. O objetivo é ganhar títulos nacionais com o Sporting CP e, também, a Taça dos Clubes Campeões Europeus", traçou, de imediato, em declarações aos meios do Clube verde e branco.

gerson balde sporting

Prestes a cumprir 26 anos e já com inúmeros títulos nacionais, Gerson Baldé está de volta como atual 15.º classificado no ranking mundial de salto em comprimento, disciplina em que em 2025 conseguiu um quarto lugar nos Europeus de pista curta e também um oitavo posto no Mundial da mesma época. Foi também no ano passado que fixou o seu atual recorde pessoal: 8,20 metros.

E para esta nova etapa de verde e branco o saltador quer elevar a fasquia. "Quero alcançar uma medalha nos Europeus de ar livre e, quem sabe, também no Mundial de pista curta", apontou, feliz por integrar a equipa verde e branca. "O apoio dos meus novos colegas de equipa, com muitos dos quais já tenho uma grande amizade, vai ser um bom ponto de partida para atingir conquistas", afirmou ainda.

Fonte e fotos: SCP