Os Campeões do Mundo receberam o prémio de Excelência Desportiva do Ano pelo Comité Olímpico de Portugal.

Pedro Pichardo e Auriol Dongmo, Campeão Mundial de Triplo Salto e a Campeã do Mundo indoor em pista coberta, respetivamente, receberam o prémio de "Excelência Desportiva" do ano de 2022 pelo Comité Olímpico de Portugal.

Em março, Auriol Dongmo sagrou-se campeã mundial indoor de lançamento de peso, em Belgrado. Foi a sua primeira medalha em Mundiais, logo a de ouro, com 20,43m. Meses mais tarde, em agosto, foi prata no Campeonato Europeu, realizado em Munique. Tem como meta o pódio em Paris 2024 e, de preferência, o seu lugar mais alto.

"Daqui a cinco anos gostaria de dizer que o caminho foi longo, mas que consegui fazer o que queria", disse Dongmo.

Campeão Olímpico em Tóquio, Pedro Pichardo foi prata no triplo salto do mesmo Mundial indoor, realizado na capital sérvia, torneio em que se lesionou e teve que se afastar das competições por dois meses. Retornou em tempo de disputar duas etapas da Liga Diamante e meetings em França de preparação para os títulos que lhe faltavam: o Mundial ao ar livre, em julho e o Europeu, no mês seguinte. Conquistas que fizeram de 2022 um grande ano para Pichardo. Entretanto, ainda há mais por vir.

"Ainda não bati o recorde do mundo, falta isso. E gostaria de ser uma lenda. Essa é a minha motivação agora. Quero fazer coisas que mesmo fiquem marcadas na história do País e do mundo também", comentou Pichardo.

Confira os atletas premiados pelo Comité Olímpico de Portugal

  • Prémio de Excelência Desportiva: Auriol Dongmo e Pedro Pichardo

  • Prémio Juventude: Beatriz Fernandes e Diogo Ribeiro

     

  • Prémio Prestígio: Fernando Pimenta

  • Prémio do Mérito Desportivo: Hélio Lucas e Carlos Ramos

  • Prémio Ética Desportiva: Beatriz Caldas

  • Prémio Educação Olímpica: Agrupamento das Escolas do Cerco do Porto

  • Ordem Olímpica Nacional: António Aleixo

Autores
---
Márcia Dores