O campeonato da Europa de Sub-23 está a decorrer em Tallin, na Estónia, com boas prestações dos atletas nacionais.

O primeiro dia de provas no Europeu de Atletismo para sub23 sorriu aos atletas nacionais, que conquistaram vários lugares nas finais e meias finais.

Ericsson Tavares venceu a sua série eliminatória de 400 metros com o recorde pessoal de 46,61 segundos e passou às meias finais, que se disputam esta sexta-feira. Na mesma distância, João Coelho terminou em segundo lugar com 46,85 segundos e também conseguiu o apuramento para as meias-finais.

Devido ao mau tempo as provas ainda estiveram suspensas, mas foram retomadas com o salto com vara, e Carlos Pitra, do Sporting Clube de Portugal, que assegurou os 5,20m e a passagem à final À segunda tentativa. 

Fatoumata Diallo, do Clube Oriental de Pechão, garantiu o acesso directo às meias finais dos 400 metros barreiras com 59,60 segundos , enquanto que  Yuben Munary Gonçalves, apesar do recorde pessoal de 51,94 segundos, não cnseguiu a passagem às meias finais. 

No disco, Ivanilda Lopes, lançou a 48,37 metros, insuficiente para garantir o acesso à final, tendo competido numa fase em que as condições atmosféricas estavam a piorar.

 Da parte da tarde, nos 3 000 metros obstáculos femininos, Laura Taborda, do Sporting Clube de Portugal,  conseguiu o apuramento directo para a final ao ser quinta classificada o seu recorde pessoal melhorado em mais de nove segundos, para 10.06,42 minutos.

Já Bárbara Neiva, da RunTejo, não foi além do 15º lugar na mesma distânica, com 10.39,51 minutos, longe do apuramento para a final, marcada para as 14h40 de sábado.

No disco, Emanuel Sousa, do Sport Lisboa e Benfica, apurou-se para a final do lançamento do disco, sendo terceiro no grupo (sexto na geral), com a marca de 57,31 metros, obtida ao segundo dos três ensaios a que tinha direito. A final do lançamento do disco masculino está também marcada para sábado às 17h35.

Nos 1 500 metros, Nuno Pereira, do Sporting Clube de Portugal, campeão europeu sub-20 em 2019, terminou em 3.º com 3.45,15 minutos. Já Isaac Nader, do Sport Lisboa e Benfica, terminou em primeiro lugar, em 3.44,27 minutos.
No final das corridas, Nader afirmou ter sido “uma boa corrida, que não precisava vencer, bastava ser quartos, mas vi-me ali a ultrapassar toda a gente e, no final, pedi aos atletas para abrandarem, pois já estávamos apurados para a final. Sendo a última série, poderiam correr mais rápido, para garantir os apuramentos, mas eu estou preparado para isso. Agora importa recuperar bem, até porque eu e o Nuno [Pereira] tivemos uma viagem atribulada, e na final de sábado [às 15h20] logo se vê”.

Já Nuno Pereira, realça que sentiu “uma responsabilidade acrescida, pela medalha em sub-20, mas a verdade é que esta época não foi perfeita, com alguns obstáculos pelo caminho. A corrida em si também foi atribulada, com muitos encontrões, mas no final acabei em terceiro, até com alguma facilidade. O apoio da nossa equipa a quem compete mostrou-se muito importante”.

Por fim, nas meias-finais de 100 metros, André Prazeres, do Sport Lisboa e Benfica correu a segunda série em 10,36 segundos, recorde pessoal, mas foi quinto classificado e ficou fora da final. 

No 10 000 m, Luís Oliveira, do Clube de Campismo de São João da Madeira foi 18º, com a marca de 31.08,24 minutos.

As provas continuam ao longo do fim-de-semana.

Acompanhe os resultados em directo AQUI.

Autores
---
Cátia Mogo