A atleta celebrou a efeméride com a iniciativa «Gold Gala Fernanda Ribeiro», que decorreu na Maia.

A campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta, em 1996, celebrou um quarto de século desde que ganhou a medalha de ouro com um meeting que decorreu no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, com organização do clube Academia Fernanda Ribeiro.

Além de assinalar a data, foi também uma oportunidade para os atletas tentarem alcançar as marcas de qualificação para as olimpíadas de Tóquio2020.

Entre os resultados, destaque para os 29.39,42 minutos conseguidos pela etíope Gudaf Tsegay, nos 10.000 metros femininos, perfazendo a melhor marca mundial do ano e quinta de todos os tempos. Da parte dos homens, triunfou o queniano Rhonex Kipruto nos 10.000 metros, com o segundo registo mundial de 2021 e houve ainda portugueses a conseguir os mínimos para os Europeus de sub-20 e sub-23.

 gold_gala_fernanda

Nesta terceira edição da Gold Gala houve provas de 100 metros, 1 500 metros e 10 000 metros (para masculinos e femininos) e 3.000 metros obstáculos (masculinos) e incluiu provas de observação da Federação Portuguesa de Atletismo: 100 metros barreiras (femininos), 110 metros barreiras (masculinos), 400 metros, salto em altura e salto em comprimento (estas para ambos os géneros).

No final do encontro, a atleta considerou "o resultado execelente" e mostrou-se satisfeita pela forma como foi possível organizar o evento, ainda que em contexto extraordinário, devido à Covid-19 e apesar de algumas desistências de última hora por impossibilidades de viajar e obtenção de vistos.

Autores
---
Cátia Mogo