A selecção nacional fez a melhor prestação de sempre do país na Taça da Europa de Lançamentos, na Croácia.

Depois de Francisco Belo garantir a medalha de prata no lançamento do peso, no sábado, foi a vez de Liliana Cá e Irina Rodrigues conseguirem, respectivamente, no domingo, ouro e prata no lançamento do disco, com Ruben Antunes a levar uma medalha de bronze para casa naquela que foi a sua estreia na competição, no lançamento do martelo sub-23.

No sábado, Francisco Belo, atleta do Sport Lisboa e Benfica (SLB), lançou o peso a 20,47 m e só foi ultrapassado pelo romeno Andreio Toader, que venceu com um recorde pessoal e 20,83 m. Ainda por Portugal, do mesmo clube, Tsanko Arnaudov foi 9.º com 19,68 m.

No lançamento do dardo, o sub-23 do SLB Leandro Ramos fez 75,10 m. Já nas senhoras, Francislaine Serra, do Sporting Clube de Braga venceu a final B do lançamento do peso com 16,89 m. Na final A, Eliana Bandeira (SLB),m terminou em 7.º, com 17,18 m. A estreante sub-23 Ivanilda Lopes, também do SLB, bateu o recorde pessoal no lançamento do disco (51,57 m), colocando-se na 6.ª posição. Também pela primeira vez na competição, Mariana Pestana, Sub-23 do Grupo Desportivo do Estreito,  lançou o martelo a 57,02 m e foi 4.ª classificada na final B.

Também no martelo, mas do lado masculino, António Vital e Silva, do SLB, obteve a marca de 69,03 m, terminando na 15.ª posição.

Domingo, Portugal somou mais três medalhas à conta. Liliana Cá, do Novas Luzes lançou 62,80 m e foi a melhor na final do lançamento do disco, enquanto Irina Rodrigues, lançou menos um centímetro (62,79 m), o seu recorde desta época, ficando com a prata.

No lançamento do martelo sub-23, Ruben Antunes, do Sporting Clube de Portugal conseguiu a medalha de bronze, com uma marca de 71,05 m.

De referir também a prestação de outra estreante na competição, Débora Quaresma, sub-23 do SCP, que na final B do lançamento do peso conquistou a terceira posição, com a marca de 14,32 metros, ficando a dois centímetros do recorde pessoal.

Francisco Belo participou ainda no lançamento do disco, onde ficou em 6.º da série B, com a marca de 55,84 metros.

Colectivamente Portugal terminou em 5.º lugar.

EQuipa 

Resultados completos AQUI.

Fotos: FPA

Autores
---
Cátia Mogo