Os Campeonatos de Portugal de 10.000 m tiveram lugar em Coimbra este fim-de-semana.

Samuel Barata, do Sport Lisboa e Benfica cortou a meta em 28.03,94 e bateu em mais de 21 segundos o seu próprio recorde pessoal. Este foi o melhor resultado conseguido em campeonatos nos últimos 15 anos e aconteceu também graças ao trabalho da «lebre» Hoseas Kiplangat, que correu até aos oito quilómetros.

Uma corrida de recordes pessoais, com os primeiros cinco a conseguir bater as suas próprias marcas e com os onze melhores em pista a cumprir a prova em menos de 30 minutos. Em 2.º ficou Miguel Marques, do Sporting Clube de Portugal (29.01,65) e em 3.º João Pedro Pereira, do Vitória FC (29.22,03).

 salomé rocha

Nas senhoras, Carla Salomé Rocha, do Sporting Clube de Portugal, revalidou o título isolada, com um tempo de 33.18,73, com Emília Pisoeiro, do RD Agueda, em 2.º (33.52,59) e Susana Francisco, do SC Braga(33.53,13), em 3.º. 

Antes da competição, foi inaugurada a requalificação da pista de Coimbra, com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o vereador do Desporto, Carlos Cidade, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o presidente da Associação de Atletismo de Coimbra, David Soares, na presença dos olímpicos Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro e José Carvalho.

Confira os resultados completos AQUI.

Autores
---
Cátia Mogo