---
Pista
17 março 2021
Sporting vence grupo A do nacional de clubes

Os leões foram os melhores do grupo A do nacional de Pista Coberta em masculinos (186 pontos) e femininos (201 pontos).

 
 

A primeira parte dos Campeonatos Nacionais de Clubes em Pista Coberta realizou-se em Pombal, este fim-de-semana. Devido à situação de pandemia, decorreu apenas metade da competição, estando previsto que a segunda parte (Grupo B) se dispute a 27 e 28 de Março, também em Pombal.

No grupo A foi o Sporting Clube de Portugal confirmou o favoritismo, vencendo, neste Grupo A, em masculinos (186 pontos) e femininos (201 pontos).

Nas senhoras, em segundo e terceiro lugares ficaram a Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra (173 pontos) e o Grupo de Atletismo de Fátima (172 pontos). NOos homens, os segundos e terceiros classificados foram, respectivamente, o Juventude Vidigalense (164 pontos) e o Sporting Clube de Braga (153 pontos).

Do lado feminino, destacou-se Joana Soares, do ACD Jardim da Serra, que, depois de vencer no sábado a prova de 1500 metros, conquistou no domingo os 3000 metros, wm 9m18,06s, recorde pessoal e terceira melhor marca da temporada; Evelise Veiga, do SCP, que depois do segundo lugar no salto em comprimento, venceu o triplo salto, com 13,58 metros, melhor marca pessoal da temporada, a 10 centímetros do seu recorde na disciplina em pista coberta; Rosalina Santos, do SCP, que venceu os 60 metros, com o tempo de 7,41s; e a estafeta 4x400 metros do SCP (composta por Dorothé Évora, Juliana Guerreiro, Cátia Azevedo e Vera Barbosa), que venceu em 3m42,41s, melhor marca do ano.

Em masculinos, destaque para a prova de 60 metros barreiras, na qual Rafael Correia, da Juventude Vidigalense, com 8,21s, venceu ao centésimo Hélio Vaz, do Clube de Atletismo de Seia (CAS), destacando-se ainda Pedro Matos, do SCP, que ficou na terceira posição, com 8,33s, recorde pessoal. Nos 60 metros, o campeão nacional da distância e 5.º classificado nos Campeonatos da Europa, do último fim-de-semana, em pista coberta, Carlos Nascimento, do SCP, venceu a prova, com o tempo de 6,72s. Nos 800 metros, venceu Nuno Pereira, do SCP, com o tempo de 1m52,00s, que na jornada de ontem já tinha vencido os 1500 metros. Destaque ainda para a prova de estafeta de 4x400 metros, que foi ganha pelo SCP (Tomás Gonçalves, Duarte Fernandes, David Garcia e Omar Elkhatib) em 3m20,70s, melhor marca nacional do ano.

Individualmente lideraram ainda as provas da jornada, do lado feminino, Raquel Lourenço, do Juventude Vidigalense, com o tempo de 8,64s, nos 60 metros barreiras; Agate de Sousa, do Grupo de Atletismo de Fátima, com a marca de 6,38 metros, no salto em comprimento; e Rita Figueiredo, do SCP, com o tempo de 2m11,34s, nos 800 metros.

Terminam também esta última jornada do Grupo A a vencer, os campeões nacionais de salto em comprimento e de 60 metros em pista coberta, respetivamente André Pimenta, do Juventude Vidigalense, com 7,31 metros; Fernando Serrão, do SCP, com 8m09,15s, nos 3000 metros; e Oleks Lyashchenko, do Juventude Vidigalense, com a marca de 15,57 metros, no triplo salto.

Os Campeonatos Nacionais de Clubes de Pista Coberta continuam a 27 e 28 de março. Nas próximas duas jornadas competem o Maia Atlético Clube, o Atlético Clube da Póvoa de Varzim e a Associação Cultural Recreativa Senhora do Desterro, a disputar as provas femininas e masculinas; a Casa do Benfica de Faro, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro, o Clube Sport Marítimo, a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez e o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar a apresentar-se em competição apenas nas provas femininas; e o Clube de Campismo de São João da Madeira, o Grupo Desportivo do Estreito, o Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira e o Núcleo de Atletismo de Cucujães, a competir apenas em masculinos.

Resultados completos AQUI.

Foto: FPA/Luís Barreto

Fonte:FPA

Leia também
Ver mais