Desta vez foi Mariana Machado, atleta do Sporting Clube de Braga (SCB), desclassificada após ter ganho o Campeonato Nacional dos 1500 m.

A correr em casa, a atleta do Braga foi a melhor na prova de 1500 m, tendo conseguido a marca de qualificação para os europeus e o melhor tempo nacional do ano na distância.

No entanto, mais tarde, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) veio comunicar a desclassificação da mesma, por ter corrido “com calçado que não cumpre com a norma 5.5, da World Athletics, o que lhe valeu a desclassificação, não revalidando, por isso, o título de Campeã de Portugal de 1500 metros”.

O Sporting Clube de Braga apresentou protesto sobre a decisão de desclassificação da atleta Mariana Machado, que está a ser analisado pelo Conselho de Arbitragem da FPA, que ainda não se pronunciou sobre qualquer deliberação tomada sobre o assunto.

O protesto apresentado pelo SC Braga refere que “nos regulamentos é omisso o modelo de sapatilhas que se tem de usar nesta competição” e que antes do início da partida, “os juízes da prova verificaram toda a indumentária das atletas e não teceram qualquer aviso a Mariana Machado sobre qualquer ilegalidade”.

Em declarações ao Correio do Minho, Sameiro Araújo, a treinadora de Mariana Machado revela, no entanto, que “o protesto do clube foi indeferido, é irreversível, foi desclassificada. Eu fico incomodada porque na ocasião ninguém se queixou, não foi nenhuma outra atleta: foi o técnico nacional que em Lisboa enviou o mail para Braga. Um técnico nacional com responsabilidades na promoção do atletismo”. A treinadora disse ainda que “os juízes têm de confirmar o dorsal e o material. Quem errou foram os juízes. Se tivessem chamado a atenção a atleta mudaria de calçado” e lembrou que a atleta recebeu um tratamento desigual daquele que foi dado ao caso de Carla Salomé nos 10 mil metros, que ficou sem o registo da marca, mas com o título de campeã nacional. (VER NOTÍCIA AQUI)

O pódio foi assim reorganizado, com Joana Soares, da Associação Jardim da Serra, em 1.º, que alcançou a marca de 4m24s46’, com Emília Pisoeiro, do Recreio Desportivo de Águeda, com o tempo de 4m28s07’ em 2.º e na 3.ª posição, classificou-se Rita Figueiredo, do SCP, com o tempo de 4m29s30’.

Autores
---
Cátia Mogo