Os dois atletas portugueses de OCR (Obstacle Course Racing) integram a lista de atletas de Elite das Spartan Race.

Pela segunda vez consecutiva, Samuel e Filipa Castela integram a lista de atletas de Elite das Spartan Race. Depois de um 2020 quase sem provas, os dois atletas voltam a ser chamados à equipa de elite das provas de obstáculos.

Para Samuel, "é uma honra e um reconhecimento ser representante nacional, mesmo sem haver Spartan Race em Portugal. É um pico de motivação, claro, apesar da incerteza que vivemos".

À PRO RUNNERS, o atleta falou sobre os objectivos para este ano, ainda que garanta que tudo seja muito vago para já, dada a indefinição que há não só no que toca a viagens, como também à realização de eventos desportivos. Assim, tendo em conta que não acredita que se realizem muitas provas até Junho/Julho, está, para já inscrito em todas as provas do calendário do Reino Unido, quer fazer a Ultra de Andorra, em Junho, pelo envolvimento da competição, em plena serra e ainda o Campeonato da Europa em Verbier, na Suíça, em Setembro, na distância Beast (21 km, 30 obstáculos). 

Na mira, o Campeonato do Mundo Trifecta (três provas no mesmo fim-de-semana: Sprint, Super e Beast), marcado para Sparta, na Grécia, em Novembro, onde já foi sétimo e tem, por isso, inscrição garantida, mas também o Campeonato do Mundo, agendado para Abu Dhabi em Dezembro.

No trail, Samuel Castela prepara-se para, em Julho, fazer uma prova de 200 km por etapas em São Tomé e Príncipe.

Já Filipa, que não chegou a fazer nenhuma prova em 2020 pela Pro Team, conta que voltar a ser chamada em 2021 para a equipa de «ases» da modalidade "é uma surpresa e um orgulho, pois quando começámos a praticar, os atletas de elite eram o nosso exemplo a seguir e quase inalcançável! Hoje, além de concorrência, claro, são amigos e é espectacular estar ao lado daqueles que são os nossos ídolos".

Tem previsto fazer o circuito britânico quase todo, começando por Wales em Junho, depois passará por Andorra (que integra o circuito espanhol), Estérel na Côte d'Azur e Maiorca em Outubro e Córdoba em Novembro. A atleta, que foi 2.ª na Spartan Ultra de Andorra em 2019, vencedora da Spartan Mountain Series Europe e da Dolomiti Spartan Beast, em 2018, registando ainda um 2.º lugar por equipas no Europeu em Morzine, também não quer faltar às grandes competições em 2021, seja o Campeonato da Europa em Verbier ou o Mundial de Trifecta em Sparta.

Confira os 58 atletas que integram a Spartan Pro Team AQUI.

Na edição da PRO RUNNERS que está agora nas bancas, não perca a reportagem com os atletas de OCR. Garanta já a sua revista AQUI.

 

Autores
---
Cátia Mogo