Este ano com 24 corredores inscritos e ainda a possibilidade de o vencedor ganhar um Silver Ticket para representar Portugal no Campeonato do Mundo.

É já no dia 30 de setembro pelas 08h00 da manhã que começa a segunda edição do Lisboa Backyard Ultra, uma vez mais no Parque Florestal de Monsanto, junto ao Centro de Interpretação de Monsanto, em Lisboa. Este ano com 24 corredores inscritos e ainda a possibilidade de o vencedor ganhar um Silver Ticket para representar Portugal no Campeonato do Mundo.

A prova Backyard Ultra, criada pelo corredor americano Lazarus Lake, é uma forma de corrida de ultramaratona onde os competidores devem correr consecutivamente a distância de 6.706 metros (4,167 milhas) em menos de uma hora. A corrida termina quando resta apenas um corredor para completar uma volta. Este corredor é o vencedor e único finalista, com todos os outros corredores recebendo um "DNF" (não terminou). Não há duração ou tempo final predeterminado na Backyard Ultra, e a corrida continua enquanto vários corredores puderem completar o circuito em uma hora.

Em 2022 o vencedor da prova foi o atleta Bruno Duque que fez 19 voltas o que corresponde a 127,4 km. Este ano a expetativa é quebrar a barreira das 24 horas que corresponde a 160,9 km.

Em Lisboa a prova integra a Semana Europeia Do Desporto e a expetativa é alta. O percurso que será totalmente em Monsanto apresenta um desnível positivo de 150+, variando entre trilhos de estradão que vão desafiar os atletas à medida que vão avançando no tempo e nas voltas. 

A partida está marcada para as 08h00 do de dia 30 de setembro, mas o fim só acontecerá quando o último corredor completar uma volta.

cartaz-backyardultra-lisboa2023-post square-1080x1080-pt-V02

A lista dos corredores  pode ser consultada em www.lisboabackyardultra.com onde será possível acompanhar em tempo real o desenvolvimento da prova e ainda consultar o percurso.

Esta ultramaratona é igualmente uma corrida solidária uma vez que parte das receitas revertem para a missão Associação Surf Social Wave que é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública e carácter social, fundada em 2017, que trabalha com adultos em situação de exclusão social (desempregados, à procura de primeiro emprego e NEET), utilizando o surf com âncora para a capacitação profissional, social e pessoal dos participantes. Desenvolve um programa que decorre 4 vezes por ano na NOVA SBE em Cascais.

Até ao momento realizou 18 edições com uma taxa de sucesso de 90% no regresso ao mercado de trabalho. A 19.ª edição tem as inscrições abertas e terá início a 6 de novembro de 2023.

Pode saber mais sobre Associação Surf Social Wave em www.surfsocialwave.org   

Esta corrida só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Parque Florestal de Monsanto, da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, dos Médicos do Mundo, da MUSA, da Fonte Viva e do apoio dos voluntários da Escola Secundária D. Pedro V.


PR