O português Rui Luz e a francesa Claire Bannwarth foram os protagonistas do dia.

Mal o dia clareou, já Rui Luz (OCS-Arrábida Trail Team, DORSAL 3) estava a passar no alto de Monsanto. Com uma larga vantagem sobre o 2.º classificado, Rui Luz apressava-se a chegar a Penha Garcia. No entanto, no seu encalço surgiu a francesa Claire Bannwarth (Team Lapin Duduracell, DORSAL 261). Esta francesa, pela prmeira vez na PT281 foi uma sombra de Rui Luz durante todo o dia.

pt281 - dia 2 - 08

Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Lentiscais. Muitos quilómetros, muito sol e sempre a perseguição da francesa a Rui Luz. Essa perseguição veio a culminar na chegada a Lentiscais, onde ela seguiu em 1.º lugar à saída dessa mesma base, deixando Rui Luz para trás.

Será que vamos ter pela primeira vez uma atleta feminina a ganhar a PT 281? Teremos de esperar mais 80kms para saber.

pt281 - dia 2 - 04

No entanto, durante todo o dia, os atletas foram calcorreando os trilhos, com muito calor e temperaturas adversas. O vento fez-se sentir forte e isso foi, igualmente, um entrave para todos os concorrentes. O calor abrasador levou ao consumo de litros e litros de água, gelados, bebidas gaseificadas...

pt281 - dia 2 - 01

Neste momento, enquanto Rui Luz e Claire Bannwarth já passaram em Lentiscais, a maior parte ainda não chegou ou está a chegar a Indanha-a-Nova, onde irão pernoitar ou fazer-se à estrada, cumprindo os cerca de 42km seguintes entre Idanha-a-Nova e Lentiscais. Esta é uma das etapas mais duras e, para fugir às altas temperaturas, muitos optam por sair por volta da meia-noite, em grupos, tentando chegar a Lentiscais pela manhã.

pt281 - dia 2 - 10

Cerca de uma dezena de atletas optaram por continuar, com o objectivo de chegar a Lentiscais até à meia noite, aí ficando até ao raiar do sol. Serão 3/4h de descanso…

Rui Luz e a francesa Claire Bannwarth foram os protagonistas do dia. Será que no sábado o duelo se mantém? Será que, para estes atletas, a PT 281 culmina ainda durante o dia de sábado? Cá continuaremos para relatar!

Em baixo, confira mais algumas imagens deste segundo dia da Ultramaratona PT 281.

pt281 - dia 2 - 03

pt281 - dia 2 - 05

pt281 - dia 2 - 06

pt281 - dia 2 - 02

Acompanhe a fotoreportagem durante os próximos dias.

Texto e fotografias de João Delgado / proibida a reprodução sem consentimento