Um desafio que se mede pela força de vontade, resiliência e coragem dos atletas que aceitam o convite de superar os seus próprios limites.

Nos dias 23 e 24 de maio, a mítica Serra da Freita e a aldeia de Rio de Frades voltam a ser palco de um dos desafios mais ímpares e únicos no panorama nacional de trail running: As Voltas do Impossível. Esta homenagem aos mineiros que, em 1942, sob gestão alemã, iniciaram a corrida ao volfrâmio para o esforço de guerra, leva os participantes desta 6.ª edição a seguir os seus passos, em busca da imortalização.

Um desafio que se mede pela força de vontade, resiliência e coragem dos atletas que aceitam o convite de superar os seus próprios limites. O verdadeiro prémio d’As Voltas do Impossível é a eternização do feito. Para os “Pilhas” que conseguirem terminar o percurso, o seu nome será imortalizado na grande pedra de xisto que ficará para sempre na aldeia Rio de Frades.

Na candidatura, os aventureiros que querem desafiar o impossível vão ter de convencer o anfitrião, José Moutinho, de que estão à altura do desafio. Após a escolha feita, apenas 50 participantes irão receber a tão desejada carta de condolência.

O desafio terá início a qualquer momento entre a meia-noite e o meio-dia de 31 de maio. No entanto, o horário exato de arranque só será revelado uma hora antes, com o toque da corneta, e o início só ocorrerá quando o anfitrião acender a candeia.

MNF_0803

A cada participação são exigidas multas: para a 1.ª participação, é exigida uma cerveja artesanal e uma matrícula de automóvel; na 2.ª participação, pede-se um salpicão; na 3.ª, um Queijo da Serra; na 4.ª, 0.5 kg de presunto; na 5a, um "Doce Conventual"; e na 6a, uma garrafa de espumante.

Nesta edição, os participantes terão de encontrar apenas 10 caixas (menos duas do que na última edição), com livros de Guias de Transporte que comprovam a passagem em cada ponto obrigatório.

Os Pilhas terão também a oportunidade de percorrer alguns dos locais mais icónicos da Serra da Freita, como a sua inigualável cascata e Rio de Frades, a pitoresca aldeia de Cabreiros, a histórica minas de Chãs e a singular aldeia do Cando. A organização convida ainda o público a explorar a Tasquinha Mineira, um espaço acolhedor, onde poderão vivenciar toda a emoção do evento. Quer seja para participar ou para apoiar, é o lugar perfeito para estar.

Chegou a hora de enfrentar o impossível!

Consulte o regulamento da prova AQUI.