A prova de resistência está a decorrer no Tennessee, no Estados Unidos da América.

A ultramaratona de 100 milhas (cerca de 160 km) está a decorrer, depois de um ano de interregno. A prova, que já inspirou, em Portugal, a criação das Voltas do Impossível, realiza-se este ano com precauções adicionais devido à pandemia.

O cigarro (sinal de partida) acendido às 3:04 da manhã, hora a que os participantes iniciaram a prova no Frozen Head State Park.

Este ano a maioria dos atletas são norte-americanos e há mais estreantes do que o habitual.

Estão presentes a campeã do UTMB de 2019 Courtney Dauwalter e Jared Campbell, que já conseguiu terminar três vezes a prova.

Neste momento já são poucos os participantes ainda em prova, depois de várias desistências. Conseguirão terminar as cinco voltas de 20 milhas em 60 horas? Até agora apenas 15 pessoas o conseguiram fazer em 35 anos.

A maratona de Barkley é uma mistura curiosa de um ultra trail de 100 milhas, um desafio de orientação e de uma caça ao tesouro, num percurso que não está marcado e onde os relógios com GPS estão proibidos. Os atletas devem encontrar alguns livros, que servem de «check-point» e devem arrancar a página correspondente ao seu dorsal para provar que lá passaram.

Keith Dunn, actualmente a única fonte fiável de informações sobre a prova, acaba de Tweetar que há neste momento apenas dois atletas ainda em jogo.

Autores
---
Cátia Mogo