Em femininos, Carolina Oliveira conquistou o primeiro título.

Realizaram-se, no dia 6 de abril, em Melgaço, os Campeonatos Nacionais de Trail 2024. Bruno Silva, da Furfor Running Project, carimbou o seu terceiro título consecutivo nesta competição, enquanto a sua colega de equipa, Carolina Oliveira, se estreou como campeã nacional de trail. Coletivamente venceram, em masculinos, o EDV – Viana Trail e, em femininos, a Furfor Running Project.

Integrados no Melgaço Alvarinho Trail, os 32 km, que ditaram os campeões nacionais de trail na presenta época, correram-se por entre montanhas e planícies, subidas e descidas, rios e castelos, pelo Parque Natural da Peneda-Gerês. Foi este o pano de fundo que envolveu durante as 3h00m34s que correu, sempre na primeira posição, Bruno Silva, da Furfor Running Project, para conquistar o tricampeonato nacional de trail. Já a segunda e terceira posições só ficaram definidas perto do final, sendo a discussão entre Hélio Fumo, da Runners do Demo, e Emanuel Rolim, do Clube Académico Penafirme, com o primeiro a levar a melhor e a terminar em 3h02m32s contra 3h02m54s, do segundo, portanto, terceiro classificado nestes campeonatos.

Coletivamente venceu o EDV – Viana Trail, com a Furfor Running Project a conseguir o segundo lugar e o Clube Desportivo de Espite a terminar na terceira posição.

Carolina Oliveira campeã de trail

Do lado feminino, Ana Oliveira, da Furfor Running Project, conquistou o seu primeiro título de campeã nacional de trail, gastando 3h39m39s para cumprir os 32 km do percurso, que foi ganho pela belga a residir em Portugal e sua colega de equipa, Joke Descheemaeker, em 3h34m48s. A equipa ficou fechada e sagrou-se campeã, com a chegada de Cristina Arreiol, que na parte final da prova se impôs a Ana Rodrigues (3.º lugar no campeonato nacional, com o tempo de 3h46m21s), da Saca Trilhos Anadia, terminando na terceira posição e sagrando-se e vice-campeã nacional de trail, com o tempo de 3h45m54s.

Na classificação coletiva, depois da vitória da Furfor Running Project, o segundo lugar foi para a Saca Trilhos Anadia, com o Olímpico Vianense a assegurar a terceira posição no pódio.

Os resultados completos estão disponíveis em https://resultados.stopandgo.pro/1319/Individual

Fotos: ATRP/Matias Novo