... Ryan Sandes e Sylvie Scherzinger, ambos da equipa RSA, foram os primeiros na prova de 100 milhas.

Um fim de semana repleto de ação em George, na África do Sul, viu Ryan Sandes (RSA) e Sylvie Scherzinger (RSA) conquistarem vitórias no primeiro evento da UTMB® World Series na África, vencendo a categoria de distância masculina e feminina de 100 milhas no Mountain inaugural Ultra Trail (MUT) da UTMB®. Um fim de semana de corrida bem-sucedido que viu 1450 corredores de trilha cruzarem a linha de chegada.

"É uma honra para nós que George tenha podido acolher este evento da UTMB World Series", afirmou o Presidente da Câmara de George, Leon van Wyk. "Ficámos muito impressionados com a organização do evento desde a primeira visita à aldeia da corrida em Witfontein, quando as inscrições começaram. As boas condições climatéricas devem ter ajudado os participantes. Parabéns não só aos vencedores, mas a todos os participantes. Esperamos que a vossa visita a George e às nossas Montanhas Outeniqua tenha sido agradável. Esperamos ansiosamente pela vossa próxima visita."

MUT Miler

Os corredores de trail de 100 milhas deram início ao fim de semana de corridas e partiram às 14h00 de sexta-feira, 26 de maio. A lista de partida masculina contou com nomes como Ryan Sandes (RSA), Omar El Sawy (EGY), Grobler Basson (RSA) e Douglas Pickard (RSA). A lista de partida feminina contou com Sylvie Schezinger (RSA), Michelle Gordon (RSA), Danelle Joubert (RSA) e Colleen Browne (RSA). No entanto, foram Sandes e Scherzinger que ficaram com os lugares cimeiros ao conquistarem a vitória na categoria masculina e feminina com um tempo de 21:46:32 e 38:4524, respectivamente.

MUT 100

A corrida de 100 km teve início no sábado (27 de maio), numa aventura nas montanhas de Outeniqua.  Bruce Arnett (RSA) e Tarrin van Niekerk (RSA) venceram as categorias masculina e feminina com um tempo de 13:39:13 e 15:02:39, respetivamente.

Ao cruzar a linha de chegada, Arnett comparou a distância dos 100 km deste ano com a do ano passado: "Este ano foi mais difícil, não estava tão forte. Também foi muito mais lamacento, a lama tornou as condições muito mais difíceis. Escorregava e deslizava por todo o lado, tive várias quedas. Tive uma fase muito má a cerca de 20 km da corrida, enquanto no ano passado fui forte durante todo o percurso. A certa altura, cheguei a cair para o terceiro lugar, mas, felizmente, recuperei bem. Em suma, foi um bom dia, apesar de ter sido um dia difícil. Gostei muito".

MUT 60

Os atletas dos 60 km partiram cedo no sábado (27 de maio). Um dia em que Johardt Van Heerden (RSA) e Kim Schreiber (GER) estabeleceram novos recordes de percurso nas montanhas de Outeniqua. Van Heerden e Schreiber conquistaram os lugares cimeiros ao vencerem na categoria masculina e feminina com um tempo recorde de 05:55:18 e 07:19:18, respetivamente.

Kim Schreiber, a única atleta internacional a conquistar a vitória partilhou: "Esta é a minha segunda vez na África do Sul. Visitei a Cidade do Cabo no ano passado para correr, mas George é tão diferente da Cidade do Cabo. É uma loucura como é única e bonita". 

Maratona MUT

Na Maratona, mais um recorde foi batido, desta vez por Bianca Tarboton (RSA), que conquistou o primeiro lugar na categoria feminina com o tempo recorde do percurso de 04:36:55. Ian Peterkin (RSA) partilhou o lugar mais alto do pódio na categoria masculina com Jacques Buys (RSA), tendo ambos cruzado a meta em 04:31:00.

MUT Challenge e MUT Lite

A edição inaugural do Mountain Ultra Trail by UTMB também registou vitórias nas distâncias mais curtas, com Anderson Ncube (RSA) e Lijan Van Niekerk (RSA) a vencerem a corrida de 25 km nas categorias masculina e feminina, com o tempo de 02:01:22 e 02:25:57, respetivamente. E Lunga Nolakana (RSA) e Bailee Nell (RSA) foram os destaques na corrida de 10 km.

Resultados completos AQUI.