O Estrela Grande Trail voltou a levar milhares de pessoas, entre atletas, apoiantes e fãs da modalidade, à serra da Estrela, num fim de semana competitivo, mas também de passeio em família.

No passado fim de semana (12 a 14 de maio) o Estrela Grande Trail animou a Serra da Estrela com centenas de atletas a percorrer os trilhos em desafios de 85, 49, 26 e 15 km, mas também com milhares de apoiantes a incentivar os participantes e a usufruir do que a região tem de melhor.

“Este ano superámos todas as expetativas, seja em número de atletas inscritos, que aumentou em mais de 40% face ao ano passado, ou de acompanhantes e fãs da modalidade e do turismo de natureza, que se dividiram entre apoiar os atletas ao longo do percurso, a caminhada organizada pela Geopark e a visita aos principais pontos de interesse da região, usufruindo da Serra, do seu património, da cultura e, claro, da gastronomia”, resumiu Armando Teixeira, em nome da organização.

No que à parte desportiva diz respeito, que afinal é o mote para todo o evento e este ano contou com a ajuda de boas condições meteorológicas, foram testemunhados muitos momentos emotivos, de superação, amizade e companheirismo. A prova de 85 km, que este ano regressou ao programa, desenrolou-se com os colegas da equipa Amigos da Montanha e de trabalho, João Rodrigues e Igor Lysyi, a lutar pelo título, que acabaram por dividir numa chegada à meta que mostrou que os desafios sabem melhor quando são superados em equipa.

“Eu já conhecia bem os trilhos, e o percurso que tem subidas intermináveis, pelo que tentei poupar-me até aos 55 km. Cheguei a ter 5 minutos de avanço para o Igor, mas ele fez uma excelente prova e alcançou-me na subida do vale da Amoreira. Aí decidimos que, estando isolados na frente, não valia a pena desgastarmo-nos mais, até porque temos um grande desafio pela frente a 7 de julho, que é o Val d’Aran, nos Pirenéus, uma prova de 167 km e 11 000 metros de desnível positivo, e decidimos continuar juntos”, partilhou João Rodrigues, que já venceu os 109 km do EGT em 2016 e 2017.

João Rodrigues e o ucraniano a residir em Portugal há 14 anos, Igor Lysyi, têm partilhado inúmeros trilhos em Portugal e Espanha, dividindo vitórias e dificuldades e somando experiências e conhecimento.

“Só comecei a praticar trail em 2019, incentivado pelo João e pelas suas inúmeras histórias da corrida. Este ano decidimos fazer os EGT, pela excelente prova que é, com uma organização ímpar, como forma de preparação para Val d’Aran, mesmo tendo pouco tempo para recuperar desde o nosso último desafio, que foi a “101 peregrinos”, em Espanha, prova que venci. Já tinha vindo à Serra da Estrela em 2020, mas o EGT deu-me outra visão da Serra. É uma prova muito bonita na qual usufruí do primeiro ao último quilómetro de toda a beleza, dos trilhos técnicos, mas corríveis. Um atleta que gosta de trail running tem de ter o EGT no calendário!”, referiu, por seu turno, Igor Lysyi, depois de cortar a meta de sorriso na cara e bandeira da Ucrânia ao vento. João e Igor demoraram 10h37m31s a cumprir o percurso e partilharam o pódio com Hugo Pinto, do Clube Efacec/Bis3Imo, na segunda posição, e com André Ribeiro, do Abcansado Trail.

Do lado feminino, também a chegada da vencedora foi muito aplaudida, ou não fosse ela Natércia Silvestre, do Abcansado Trail, que após algumas edições de ausência, passadas na ultramaratona que é a maternidade, regressou à prova que a viu subir ano após ano ao lugar mais alto da maior distância que o EGT tivesse para oferecer. Este ano voltou às vitórias na Serra da Estrela, conquistando os 85 km em 13h49m14s, bem destacada da segunda e terceira classificadas, Ana Sousa (15h20m35s), do NAST, e Carla Tavres (16h55m25s), da BeAPT, as três guerreiras que desafiaram e conquistaram o percurso mais longo. “Após o Lavaredo Ultra Trail, em 2019, engravidei e abrandei as corridas. No ano passado tentei o regresso a uma ultra, mas um problema de saúde impediu-me de ir aos 100 km do Estrela Açor. Como já estou melhor, e com o regresso dos 85 km do EGT, achei que era uma boa forma de tentar voltar às ultras. Como vivo em Castelo Branco, não é necessária muita logística e com o gosto pela Serra da Estrela é sempre um prazer voltar! Sei que não fiz a melhor preparação para esta prova, tem sido muito difícil fazer treinos longos na serra. Mas gostei muito”, disse Natércia Silvestre, no final.

10DSC07639-

Miguel Arsénio e Sofia Nunes vencem 49 km

Já a prova de 49 km foi ganha pelo campeão nacional de trail ultra, Miguel Arsénio, da Team HG – AML Sport, que venceu destacado em 4h42m52s e partilhou o pódio com Pedro Santos (5h13m35s), da EDV Viana Trail, e David Quelhas (5h16m48s), da BeApt. “O Estrela Grande Trail é o mais completo e equilibrado percurso de trail em Portugal. Permite aos atletas conhecer o melhor da serra, com passagem em locais únicos, como o maciço central, a nave da mestra, o vale glaciar e o poço do inferno. É uma das poucas provas com verdadeira alta montanha em Portugal. Só isso já a torna diferente de todas as outras. A organização é excelente e muito prestável. Sem falhas de marcações, com bons abastecimentos e com muitos voluntários e staff ao longo do percurso. Considero que fiz uma boa prestação, com sensações muito boas, o que me deixa otimista para o próximo desafio, a Maxi Race do lac de Annecy (90 km), daqui a duas semanas”, partilhou Miguel Arsénio.

Do lado feminino, venceu Sofia Nunes, da Trilho Perdido Eventos/Imporlux, em 7h07m05s, naquela que foi a sua primeira ultra. “Correu melhor do que aquilo que esperava”, disse a vencedora no final, satisfeita com a sua estreia neste tipo de distâncias. “É um percurso muito bonito, mas muito técnico, com descidas com pedras soltas bastante desafiante e subidas muito exigentes. Adorei a última parte do trilho e o facto de ir a correr e a ouvir a água a correr. Escolhi esta prova para a minha estreia nas ultras, porque me disseram que a organização era espetacular e superei todas as minhas expetativas!”, partilhou a vencedora, que dividiu o pódio com Joana Paulo, do GRF – Benedita Atletismo, e Paula Santos, da All About, respetivamente na segunda e terceira posições.

José Sequeira, da Trialmotor, e Liliana Cardoso, do Clube Desportivo Feirense, venceram a prova de 26 km, respetivamente, com 2h35m38s e 3h01m15s. Já a prova de 15 km foi ganha por David Pestana, dos Bombeiros de Mêda, e, do lado feminino, por Andreia Correia, da EDV – Viana Trail.

Depois de mais uma edição de sucesso, Armando Teixeira aproveitou para agradecer “a todos os atletas que escolheram o EGT para se desafiarem na Serra da Estrela”, bem como “a todas as famílias que se deslocaram à Serra para aproveitar o melhor da região, e principalmente a todos os elementos da organização, voluntários e patrocinadores, sem os quais seria impossível realizar este evento”.

Os resultados completos estão disponíveis em https://resultados.stopandgo.pro/977/Individual.