Os corredores podem agora validar gratuitamente resultados obtidos nas oito maratonas que integram a European Marathon Classics, incluindo a Maratona de Lisboa. Os tempos confirmados contam para o desafio que distingue os atletas que completam cinco provas do circuito.
A European Marathon Classics (EMC) lançou um sistema de validação de resultados históricos que permite aos corredores recuperar e integrar no seu perfil participações realizadas ao longo de quase cinco décadas nas oito maratonas que fazem parte do circuito europeu.
A nova funcionalidade permite validar resultados obtidos na Run Rome The Marathon, Vienna City Marathon, Zurich Rock 'n' Roll Madrid Marathon, TCS London Marathon, Copenhagen Marathon, Warsaw Marathon, EDP Maratona de Lisboa e Mainova Frankfurt Marathon.
Segundo a organização, o objetivo passa por preservar a história das provas e reconhecer o percurso de milhares de atletas que participaram nestas maratonas ao longo dos anos, permitindo que os seus resultados passem a contar para o desafio European Marathon Classics.
"O lançamento da validação de resultados históricos representa um marco importante para a European Marathon Classics. Estamos a ligar décadas de história das maratonas aos corredores de hoje, permitindo-lhes integrar as suas conquistas do passado numa experiência dinâmica e contínua", afirma Kathrin Widu, CEO da Vienna City Marathon.

A funcionalidade, apresentada em fevereiro durante o lançamento oficial da EMC, em Viena, foi desenvolvida em parceria com a plataforma LetsDoThis e está disponível gratuitamente para todos os utilizadores.
Os corredores apenas precisam de aceder à área "My Journey" da plataforma, selecionar a opção "Results", escolher a maratona e o ano de participação e pesquisar os respetivos resultados. Quando é encontrada uma correspondência, o sistema valida automaticamente o registo, adiciona-o ao perfil do atleta e atribui uma moeda digital (e-coin).
Caso o resultado não seja encontrado, é possível verificar se o nome corresponde ao utilizado na inscrição da prova, adicionar um nome alternativo ou solicitar uma verificação individual. A EMC refere que a base de dados continuará a ser atualizada à medida que forem confirmados novos resultados históricos.
Resultados históricos contam para o desafio
Os tempos validados passam a contar para o desafio European Marathon Classics, que distingue os atletas que concluírem cinco maratonas diferentes do circuito.
Ao alcançar esse objetivo, o corredor recebe o título de European Marathon Classics Finisher e uma medalha comemorativa equipada com moedas magnéticas representativas de cada cidade onde completou uma prova.
A entrega da medalha será sempre presencial, durante a feira oficial (expo) ou na meta de qualquer uma das maratonas do circuito.
"Acreditamos que uma conquista desta dimensão merece ser celebrada na meta. Queremos que os corredores recebam a medalha pessoalmente e partilhem esse momento onde as emoções da maratona são mais intensas", refere David Rumbao, diretor de Marketing da Zurich Rock'n'Roll Madrid Marathon.
As primeiras medalhas serão entregues durante a 48.ª Maratona de Varsóvia, marcada para 27 de setembro de 2026, seguindo-se a EDP Maratona de Lisboa, a 10 de outubro, e a Mainova Frankfurt Marathon, a 25 de outubro.

Mais de 15 mil corredores já aderiram
A European Marathon Classics reúne oito das mais emblemáticas maratonas europeias — Roma, Viena, Madrid, Londres, Copenhaga, Varsóvia, Lisboa e Frankfurt — e conta atualmente com mais de 15 mil corredores registados, provenientes de 126 países.
A organização destaca que não existe qualquer limite de tempo para completar o desafio, permitindo que os participantes construam o seu percurso ao longo dos anos e vejam reconhecidas tanto as participações futuras como as conquistas alcançadas no passado.
