A primeira prova tem início já esta segunda-feira, 12 de Abril de 2021.  

Depois do sucesso das corridas virtuais realizadas em Maio e Outubro de 2020, o Maratona Clube de Portugal (MCP) e os principais parceiros, nomeadamente, EDP, Vodafone, CME, Mimosa, Águas de Luso e Novo Verde + ERP Portugal, com o desafio “Reciclo Sem Parar”, lançam seis novas corridas, uma por semana com as distâncias de 5 ou 10 quilómetros, com a primeira prova a ter início a 12 de Abril de 2021.

Com o incentivo dos patrocinadores oficiais e os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Câmara Municipal de Lisboa (CML) é possível promover esta terceira edição das corridas virtuais, num formato gratuito para os participantes e com a oferta de uma medalha exclusiva (o número de medalhas é limitado).

O calendário das corridas apresenta seis provas em “sequência”, criando uma dinâmica semanal para um número de participantes que se espera que atinja os números de outubro (cerca de 10.000 participantes únicos). “Por esta altura, em 2020, estava longe de imaginar que teríamos de organizar corridas virtuais, mas a pandemia, e a sua trágica evolução, assim o ditaram. Hoje sinto que fizemos o melhor, tendo em conta o que é permitido no âmbito dos eventos desportivos”, sublinha Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que acrescenta ainda “Vivo um misto de sentimentos, por um lado a enorme tristeza por ainda não podermos organizar os grandes eventos presenciais, por outro, a certeza de dever cumprido. Com a ajuda dos nossos parceiros, os nossos atletas, amadores e profissionais, continuaram a correr, num formato virtual.”

Desta forma, o MCP, mesmo durante uma crise tão grave e inesperada, como a que estamos a viver, cumpre o propósito com que nasceu há 30 anos: incentivar a prática desportiva, num formato seguro, acessível a todos e com um prémio final. Os cinco mil primeiros finalistas recebem uma medalha gratuita, alusiva à terceira edição desta iniciativa. 

Para participar nas corridas virtuais é necessário estar registado na plataforma desenvolvida para o efeito. Os participantes podem registar-se na página das corridas ou directamente na aplicação VRaces MCP e seleccionar a prova ou provas em que pretendem participar. Após a selecção da(s) prova(s), cada participante recebe automaticamente o seu dorsal personalizado por email. Será enviado um dorsal por cada prova. No momento em que iniciarem a prova, os participantes devem ativar a aplicação para registar e validar a sua corrida. Também é possível fazer o upload de um ficheiro GPX na página da prova. Só serão consideradas válidas as participações que cumpram as instruções. Cada corrida tem que ser concluída dentro das datas definidas e numa única “sessão” (não é possível fazer pausas ou intervalos durante a participação numa prova). Depois de terminada a distância definida, o resultado de cada participante entra automaticamente na tabela de classificação. Todos os finalistas receberão um certificado de participação personalizado.

 

PR