A 18 de junho, as marginais ribeirinhas e marítimas de Vila Nova de Gaia vão novamente receber os atletas que vão comemorar o S. João a correr ou caminhar.

“São João, São João dá cá um balão …” Quem não tem saudades deste ar com cheirinho ao manjerico e às sardinhas assadas?

Pois bem, com as festas dos santos populares a chegar, a Continental Corrida de São João está de volta para mais uma edição da corrida popular mais popular do ano.

A 18 de junho, as marginais ribeirinhas e marítimas de Vila Nova de Gaia vão novamente receber os atletas que vão comemorar o S. João a correr ou caminhar.

O evento é composto por duas provas, a Continental Corrida de S. João, com 15 km de distância, e a Mini Corrida Pela Saúde Digestiva, com 7 km de distância, para toda a família.

O evento que se realiza nesta altura do ano desde 1990, atravessou o Douro em 2018 e, agora, corre-se em Vila Nova de Gaia, num percurso deslumbrante e desafiante. 

A margem sul do rio recebe assim uma das corridas mais emblemáticas dos festejos desta quadra, com partida às 9h30 na zona pedonal de Canidelo e chegada no mesmo local.

Junho é o mês da Saúde Digestiva

“Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga” é o mote da campanha que se iniciou no dia 29 de maio, dia Mundial da Saúde Digestiva e que decorrerá até ao final do junho (Mês da Saúde Digestiva).

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia pretende alertar os portugueses para cuidados a ter com a saúde digestiva, seja pela adoção de comportamentos saudáveis, seja para demonstrar o impacto que as medidas de prevenção têm permitido evitar doenças mais graves.

Na edição deste ano do Mês da Saúde Digestiva, iniciativa de responsabilidade social corporativa promovida pela SPG, “saímos à rua” e perguntamos aos portugueses o que sabem sobre Saúde Digestiva, sobre a especialidade Gastrenterologia, sobre o aparelho digestivo e outras questões relacionadas com exames de prevenção. O vídeocast disponível aqui é uma amostra de que muito há ainda para aprender sobre a Saúde Digestiva. Os portugueses desconhecem a sua importância e a possibilidade de prevenir as doenças do aparelho digestivo. As perguntas abrangeram a prevenção e rastreio do cancro do intestino, sobre a colonoscopia como método endoscópico para os atingir, e as hepatites víricas com a testagem à hepatite C. Exemplos onde a prevenção faz toda a diferença.

Um estilo de vida saudável, exercício físico regular e uma dieta equilibrada são conceitos importantes quando promovemos a Saúde Digestiva, algo que implica uma mudança de comportamentos. No entanto, de forma a evitar situações complexas e muito mais graves no aparelho digestivo, a atitude de prevenção destes problemas, deverá ir para além destes cuidados. Ir a tempo é decisivo! Com a campanha “Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga” a SPG pretende, por um lado, recordar os portugueses da relevância que a Saúde Digestiva tem na qualidade de vida, e por outro, reforçar a mensagem de que todos devemos estar atentos para a prevenção de doenças do aparelho digestivo que se não forem atempadamente sinalizadas poderão tornar-se em problemas graves, como é, por exemplo, o caso do cancro do intestino ou das hepatites”.

Mini-Corrida de S. João | 18 de junho | Gaia

Pelo segundo ano, a SPG associa-se à RunPorto ao destacar a saúde digestiva na Minicorrida de S. João. Um desafio que se destina a toda a população e que decorre no dia 18 de junho, às 9h30horas, em Gaia.

Último dia com a inscrição a preço reduzido

As inscrições estão disponíveis em www.runporto.com.

Os kits de participante vão ser entregues no Alameda Shop & Spot nos dias 16 e 17 de junho, entre as 10h e as 23h.