Esta parceria visa alcançar os corredores de todo o mundo e incentivá-los a participar nas corridas em massa.

Os Campeonatos do Mundo de Estrada, que terão a sua estreia em Riga, capital da Letónia, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2023, iniciam a colaboração com o circuito internacional de meias maratonas SuperHalfs, que integra as meias maratonas de Lisboa, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência. Esta parceria visa alcançar os corredores de todo o mundo e incentivá-los a participar nas corridas em massa.

Os organizadores dos Campeonatos do Mundo de Estrada estão certos de que esta parceria não só contribui para que todos os atletas do mundo tenham a oportunidade de correr os seus primeiros mundiais em Riga, mas também ajuda a impulsionar o regresso dos eventos de massas. Riga está preparada para receber milhares de corredores amadores de, pelo menos, 100 países do mundo e o apoio das SuperHalfs certamente ajudará a atingir esse objetivo.

Sašo Belovski, diretor-geral das SuperHalfs, comenta: "Riga tem uma sorte incrível não apenas por receber os primeiros Campeonatos do Mundo de Estrada e das corridas em massa, mas também por oferecer aos corredores a oportunidade de participar em três corridas dos Campeonatos do Mundo durante o fim de semana: meia maratona, 5 km e milha de estrada. Nas SuperHalfs, incentivamos os corredores a participar nestas fantásticas aventuras e os Campeonatos do Mundo serão, sem dúvida, uma experiência verdadeiramente única e imperdível em 2023!"

As SuperHalfs foram criadas em 2020, reunindo cinco pitorescas meias maratonas em toda a Europa – Lisboa, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência – permitindo que milhares de corredores possam experimentar a alegria de correr, viajar e aventurar-se ao mesmo tempo. Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a comunidade de corredores das SuperHalfs continua a aumentar, atraindo milhares de corredores em todo o mundo. Esta colaboração envolverá todos os suportes de comunicação das corridas integradas nas SuperHalfs, que recomendarão a participação nos Campeonatos do Mundo, em Riga.

Aigars Nords, chefe do Comité Organizador local dos Campeonatos Mundiais de Estrada: "O maior desafio para nós, enquanto organizadores dos primeiros Campeonatos do Mundo de Estrada, é convencer os corredores amadores que também podem participar em campeonatos do Mundo. Acreditamos que a nossa colaboração com as SuperHalfs nos ajudará a levar esta mensagem pela Europa e por todo o mundo e persuadir os entusiastas da corrida a virem a Riga em 2023!”

Além disso, os Campeonatos do Mundo em Riga oferecem uma distância adequada para todos - desde o festival infantil com várias milhares de crianças correndo até à Road Mile, 5 km e Meia Maratona. Assim, como nas SuperHalfs, também será possível ganhar o reconhecimento do Hall of Fame ao receber as três medalhas oficiais dos Campeonatos do Mundo - tudo o que precisa fazer é terminar as três distâncias!

Inscrições para os Campeonatos do Mundo de Estrada em Riga

Qualquer corredor amador pode inscrever-se para as distâncias de estrada de uma milha (1609 m), 5 km e meia maratona dos Campeonatos do Mundo de Estrada, em Riga, no site oficial www.riga23.org.