Vila Nova de Famalicão vai ser palco da 22.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que este ano conta com algumas alterações.

Estão definidos a data e local dos Campeonatos Nacionais de Estrada para esta época de 2021/2022. A competição terá lugar em Joane, Vila Nova de Famalicão, a 2 de outubro, numa coorganização da Associação Teatro Construção com a Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo de Braga e o Município de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Junta de Freguesia de Joane.

Os Nacionais de Estrada voltam assim a um dos mais emblemáticos eventos locais, que une a população numa corrida, caminhada e biketour para todas as idades, que há mais de duas décadas faz a ligação de Vila Nova de Famalicão a Joane. Este ano cumpre-se a 22.ª edição da prova, no entanto, haverá algumas alterações.

"Este ano o percurso terá 10 km, distância homologada, ao invés dos tradicionais 12 km, sendo que a prova partirá de Joane em direção a Vila Nova de Famalicão, fazendo o retorno para voltar a Joane onde estará instalada a meta", adianta o presidente da Associação de Atletismo de Braga (AAB), Manuel Pacheco. Já no que diz respeito à dificuldade dos 10 km, o presidente da AAB garante que "está desenhado um percurso maioritariamente plano, pela Estrada Nacional, e que será, por isso, rápido".

Outro dos destaques deste evento, de acordo com Manuel Pacheco, é o público. "A vila de Joane acolhe sempre muito bem a modalidade, com a prova a ter habitualmente bastante público, até porque como tem a caminhada e o passeio de bicicleta, há muita gente a participar e a apoiar os atletas".

Estão, pois, reunidas as condições para um grande evento com elevada competitividade e participação.

As inscrições podem ser feitas na plataforma FPA Competições.

Autores
---
Márcia Dores