Os atletas irão representar Portugal nos Campeonatos Europeus de Corta-mato, no domingo, 12 de Dezembro, na Irlanda.

A comitiva é composta por 26 elementos.

Portugal estará representado na prova feminina Sub-20 por Camila Gomes (50.ª em 2019) e pelas estreantes Ana Silva, Beatriz Fernandes e Rita Figueiredo (campeã nacional). Na prova masculina competem os gémeos João e Pedro Amaro – campeão e vice-campeão nacionais, respetivamente –, Jacinto Gaspar e Duarte Santos, todos estreantes.

Na prova feminina Sub-23 estarão as portuguesas Lia Lemos e Mariana Machado, esta última apontada como uma das candidatas ao título, que irá defrontar novamente, entre outras, a italiana Nadia Battocletti e a eslovena Klara Lukan que, em 2019, em Lisboa, ficaram à frente da portuguesa, respectivamente, no primeiro e segundo lugar, com Mariana Machado a completar o pódio. O título de favorita não intimida Mariana Machado que, antes de partir, disse “estar feliz por poder representar mais uma vez a seleção nacional”, tendo como principal objetivo dar o seu melhor. “Sei que se der o meu melhor vou alcançar um bom resultado, por isso, é com esse pensamento que vou encarar esta competição, que terá um nível competitivo elevado. Apesar de estarem presentes atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e de grande nível internacional, espero estar lá na luta na frente”, referiu Mariana Machado.

A atleta antecipou como principal desafio o percurso exigente, com lama e com previsão de condições meteorológicas que apontam para frio e chuva. “Tendo em conta as minhas características, de atleta mais de pista, este vai ser o principal desafio, mas acredito que me posso adaptar bem ao percurso, que é igual para todas”, concluiu.

Do lado masculino, Etson Barros, medalha de prata nos 3000 metros obstáculos em Tallin (Europeus Sub-20), e Isaac Nader, vencedor dos 1500 metros na Superliga, na Polónia, são os nomes que se adivinham na frente da prova, com a formação portuguesa a integrar também Alexandre Figueiredo, Duarte Gomes, Miguel Moreira e Ruben Amaral.

Na prova sénior, destaque para o experiente Samuel Barata, que irá competir pela oitava vez nestes campeonatos (terceira como sénior) e que, na hora da partida, apontou igualmente a exigência do percurso, com lama, subidas e descidas, como o principal desafio. O atleta, que estará em prova com os portugueses Miguel Marques, Rui Teixeira e André Pereira, assumiu como objectivo fazer uma corrida equilibrada e superar o seu melhor resultado nesta competição, que foi um 20.º lugar, e “contribuir para o resultado colectivo”. “Portugal tem uma boa equipa, homogénea, o que é bom porque se conseguirmos acabar muito juntos podemos obter uma boa classificação coletiva, podendo superar expetativas”, reflectiu.

A competição pode ser acompanhada a partir das 13h10, na RTP2, sendo transmitida na íntegra em directo na página da European Athletics (https://european-athletics.com/live-stream). Os resultados dos portugueses podem ser acompanhados no site e redes sociais da FPA.

Fonte e foto: FPA