As vitórias foram alcançadas na 61.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, integrada no Cross das Amendoeiras em Flor, disputado na Aldeia das Açoteias, em Albufeira.
O Sporting Clube de Braga, em femininos absolutos, e o Sport Lisboa e Benfica, na estafeta mista, conquistaram no passado domingo, 8 de fevereiro, os títulos de campeões europeus de corta-mato. As vitórias foram alcançadas na 61.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, integrada no Cross das Amendoeiras em Flor, disputado na Aldeia das Açoteias, em Albufeira. O Sporting CP também esteve em evidência, arrecadando a medalha de prata coletiva tanto na estafeta mista como na competição de juniores masculinos.
SC Braga volta a reinar em femininos
A equipa feminina do SC Braga voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, repetindo o feito da temporada 2024/25. Com este triunfo, o clube minhoto soma agora nove títulos europeus, consolidando o seu estatuto de referência no atletismo europeu.
Individualmente, o grande destaque foi a queniana Jackline Rotich, vencedora da prova, desempenhando um papel decisivo na conquista coletiva. Mariana Machado terminou na sexta posição, Laura Taborda foi décima classificada e Vanessa Carvalho concluiu em 21.º lugar.
O Sporting CP encerrou o top-10 coletivo, com Ana Ferreira a terminar em 31.º lugar, Susana Francisco em 38.º e Marta Castro em 42.º.
Benfica vence e Sporting é segundo na estafeta mista
Na estafeta mista, o Benfica revalidou o título conquistado em 2025, graças às prestações de Isaac Nader, Etson Barros, Teresiah Gatieri e Salomé Afonso. O Sporting CP também subiu ao pódio, alcançando a medalha de prata com Nuno Pereira, José Pinto, Patrícia Silva e Purity Chepkirui. A equipa do DNA garantiu o terceiro lugar.
Na prova masculina absoluta, o Sporting CP terminou em quarto lugar coletivo, com Charles Rotich a conquistar o bronze individual. Duarte Gomes foi 14.º e Rui Pinto 15.º. Já o Benfica classificou-se em sexto coletivamente, destacando-se Victor Kimosop no quarto lugar individual, enquanto Miguel Moreira foi 23.º e Samuel Barata terminou em 31.º.
Prata leonina em juniores masculinos
Em sub-20 masculinos, o Sporting CP alcançou a medalha de prata coletiva, impulsionado pelas prestações de Franline Kibet, campeão individual, e de Dinis Ferreira, que conquistou o bronze. Afonso Oliveira terminou na 29.ª posição e Bernardo Arvelos foi 66.º. O título coletivo ficou nas mãos dos espanhóis do Playas de Castellón.
O SC Braga terminou em sexto lugar coletivo neste escalão, com Afonso Gomes a destacar-se ao ser quarto classificado. Alexandro Mateo terminou em oitavo e Gabriel Figueiredo em 54.º.
Em sub-20 femininos, o Sporting CP obteve o nono lugar coletivo, com Maria Jesus a alcançar um meritório sétimo lugar individual. Rafaela Sá (38.ª) e Beatriz Almeida (47.ª) completaram a pontuação. O NucleOeiras terminou na 15.ª posição, somando os resultados de Cátia Khvas (18.ª), Maria Franco (43.ª) e Diana Filipe (59.ª).
Consulte os resultados completos disponíveis aqui.
Fonte e foto: FPA
