Num acordo histórico entre a World Athletics (WA) e a World Masters Athletics (WMA), a competição do próximo ano será em conjunto, na Austrália.

Pela primeira vez, o Campeonato do Mundo Cross Country da World Athletics que se realiza em Bathurst, Austrália, no próximo ano, irá incluir o Campeonato do Mundo de Masters de Cross Country (curto).
 
A WA, a WMA e o Comité Organizador de Bathurst estão a trabalhar para organizar o Campeonato do Mundo de Masters Cross Country no fim de semana de 19 e 20 Fevereiro de 2022.
 
O programa horário do evento principal, a 19 de Fevereiro, é o seguinte:
 
14:35 Sub20 femininos 6km
15:15 Sub20 masculinos 8km
16:25 estafeta mista - Masters
17:05 Seniores femininos 10km
18:05 Seniores masculinos 10km
 
O Campeonato do Mundo de Masters de Cross Country incluirá uma estafeta mista de 4 x 2km, provisoriamente marcada antes da prova principal da the World Athletics, no sábado, 19 Fevereiro, e séries por escalões no Domingo, 20 fevereiro.
 
Nas redes sociais, a ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano) lembra que "aquando do último Europeu de Corta Mato em Portugal, escrevermos à organização para incluir o Europeu de Veteranos no seu programa. A ANAV apresentou um projecto onde se responsabilizava totalmente pelos veteranos. Nessa altura a organização não aceitou a nossa proposta. Ainda bem que a nível mundial as coisas são diferentes e para melhor".
 
Autores
---
Cátia Mogo