Os nacionais de corta-mato longo decorreram este domingo no Parque do Serrado, Amora, Seixal.

Fotos: FPA/Marcelino Almeida 2021

Os grandes vencedores foram Carla Salomé Rocha, do Sporting Clube de Portugal (SCP), e Rui Pinto, da 4Run.

Depois de, por força da pandemia, a competição não se ter realizado no último ano, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo regressaram para a 97.ª edição da prova masculina e a 56.ª da prova feminina, em 2021 num formato reservado aos melhores atletas nacionais e realizado por séries.

Carla Salomé Rocha

Carla Salomé Rocha, do SCP, dominou a prova desde o início, descolando-se a meio do percurso, para não mais ser apanhada pelas colegas de equipa Sara Moreira, que na última volta recuperou terreno em relação a Sara Catarina Ribeiro (3.ª) e Jéssica Augusto (4.ª), conquistando o segundo lugar. Depois do “bloco leonino”, que garantiu colectivamente a vitória, com a máxima pontuação (10 pontos), cortou a meta Lia Lemos, do Maia Atlético Clube, seguindo-se Emília Pisoeiro, Neide Dias e Susana Cunha, todas do Recreio Desportivo de Águeda (RDA), que, com a chegada de Carla Martinho (11.ª), garantiram o segundo lugar no pódio colectivo, com 32 pontos; e, em terceiro lugar, classificou-se o Clube Desportivo Feirense, com 89 pontos.

Rui Pinto

 

Do lado masculino, a prova foi renhida, a nível individual e colectivo, com Rui Pinto, da 4Run, a vencer ao segundo o campeão em título, Rui Teixeira, do SCP. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por João Pereira, do Vitória Futebol Clube, a grande surpresa desta competição. Fernando Serrão, em quinto lugar, Miguel Marques, em décimo, Ruben Amaral, em 11.º, deram a vitória coletiva ao SCP. Em segundo lugar, por equipas, classificou-se o Sporting Clube de Braga, com 34 pontos; e o Maia Atlético Clube alcançou o terceiro lugar, com 56 pontos.

A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, em conjunto com a Associação de Atletismo de Setúbal e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio do Muncípio do Seixal.

Resultados completos AQUI.

Fonte: FPA

Autores
---
Cátia Mogo