Arranca hoje um ciclo de conferências com a participação dos dois oradores, dedicado às escolas de todo o país.

Sob a égide da Unique's, Jorge Pina e Paulo Barrigana integram a partir de hoje um ciclo de conferências no âmbito do desporto escolar, para «Espalhar Magia».

Arrancam com um evento dedicado a cerca de dois mil alunos do Agrupamentos de Escolas Ginestal  Machado, em Santarém, onde, juntamente com os professores e várias outras figuras ligadas ao desporto, estarão a dar o seu testemunho motivacional aos jovens. Entre os nomes já confirmados está o de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo ou Vítor Pataco, Presidente do IPDJ (que fará a abertura da sessão).

A ideia da acção, segundo explicaram à PRO RUNNERS o professor Paulo Barrigana e o atleta Jorge Pina, é nestes tempos mais difíceis, em coordenação com o desporto escolar, "dar mais valor às perspectivas de vida dos jovens. Nós trabalhamos juntos na Unique's a dar formação de treinadores e neste momento de confinamento sentimos que há jovens que precisam de uma palavra, precisam de ajuda. Lançámos o desafio nas redes sociais e já fomos contactados por escolas de norte a sul do país que querem participar".

A conferência, afirmam, tem a duração prevista de uma hora e tem como objectivo motivar e alertar os alunos das escolas, para que vejam o lado positivo da vida e saibam que o desporto pode ser uma saída para os seus problemas.

O atleta paralímpico e treinador Jorge Pina considera que "os jovens têm que entender que são o seu próprio resultado. Somos nós que fazemos a nossa história, somos os realizadores e argumentistas do filme das nossas vidas. Isto é um momento de reflexão para encontrar um caminho. Vamos dar-lhes ferramentas para o fazerem. Vou contar a minha história, a história de uma pessoa que transformou a vida numa coisa positiva e ainda tem tempo para transformar a vida dos outros em coisas positivas!".

Depois a sessão de hoje, estão previstas novas sessões nos próximos dias.

Acompanhe a sessão a partir das 10h da manhã, AQUI.

Autores
---
Cátia Mogo