Em comunicado, o Comité Olímpico reconhece o "esforço muito significativo" feito quer pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares quer por parte do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

O Governo aprovou, no dia 8 de setembro, em Conselho de Ministros, uma verba total de 31,2 milhões de euros para o programa de preparação olímpica e paralímpica para Paris 2024.

Em comunicado de resposta, o Comité Olímpico de Portugal "reconhece e agradece o esforço feito quer pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares quer por parte do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto para a solução final encontrada, a qual, apesar de não corresponder à proposta apresentada pelo COP, traduz um esforço muito significativo para dela se aproximar".

"O valor agora aprovado vai permitir uma atualização das bolsas concedidas a atletas e treinadores integrados no PPO", garante o Comité Olímpico.

A verba é a mais alta de sempre para ajudar na preparação para a competição, ainda assim o COP considera que "no que concerne ao apoio às Federações Desportivas, às quais se destinam cerca de 65% do valor global da dotação, o aumento nominal pode não corresponder a um aumento real, dada a evolução negativa dos preços das duas principais rubricas que consomem essa dotação - alojamentos e transportes para as competições de apuramento, os quais tiveram um aumento de custos não inferior a 30% e, nalguns casos, de 70%.

Pode ler o comunicado na íntegra AQUI.

Autores
---
Márcia Dores