A conclusão é da consultora All United Sports, que prevê que a indústria do fitness em Portugal termine o ano de 2020 com fortes prejuízos.

A All United Sports estima que a indústria do fitness pode registar uma redução na facturação superior a 145 milhões de euros, devido aos impactos da Covid-19.

O primeiro estudo feito pela consultora, em Março, apontava para quebras na ordem dos 39%, pois esperava-se, a partir de Setembro, a retoma gradual dos clientes aos ginásios.

A segunda vaga era, na altura, uma realidade desconhecida e, a chegada em Outubro de novas medidas restritivas paralisou as vendas e escalou o número de cancelamentos, exactamente nos últimos meses do ano onde estava depositada alguma esperança para reduzir prejuízos no sector.

Mesmo tendo-se verificado que os clubes conseguiram facturar mais do que o anteriormente previsto pela All United Sports no período em que estiveram encerrados, implementando maioritariamente serviços como aulas de grupo ou treino personalizado online e aluguer de equipamentos, os resultados correspondem a uma quebra de facturação próxima dos 90%.

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Assim, estipularam-se as seguintes fases:

  • Fase 1: Fevereiro a Março/20 – Início da redução da frequência de utilização por receio
  • Fase 2: Março a Maio/20 – Isolamento social, encerramento e cancelamentos
  • Fase 3: Junho a Setembro/20 – Reabertura e regresso lento aos ginásios
  • Fase 4: Outubro a Dezembro/20 – Segunda vaga, subida de cancelamentos e baixa nas vendas
  • Fase 5: Janeiro a Agosto/21 – Redução das restrições e retoma parcial da procura
  • Fase 6: Setembro/21 a Março/22 – Início da recuperação parcial da facturação ainda com actividade condicionada
  • Fase 7: Final de 2022 – Actividade económica retoma a níveis pré-pandemia

Apesar de se prever um crescimento da procura já no início de 2021, este será insuficiente para aliviar financeiramente os clubes, pois o receio continuará na população até que exista uma redução efectiva do número de novos casos diários. Isto poderá ter resultados devastadores no sector pela importância que o primeiro trimestre do ano tem na viabilidade do negócio ao longo do ano.

Como preparar-se para 2021?
Mais do que olhar para trás e perceber como correu 2020, é importante conseguir estar preparados para 2021. A pandemia ainda não terminou e ainda terá um elevado impacto na viabilidade dos ginásios no próximo ano. Assim, a melhor forma de entrar no novo ano, segundo a All United Sports, é definir uma estratégia que garanta os seis pontos fundamentais para 2021:

1. Controlo de custos
Continue a avaliar mensalmente os custos que tem e a procurar formas de reduzir os mesmo se prejudicar o serviço entregue. Lembre-se que tem menos clientes, e isso pode permitir-lhe reduzir horas de serviços de outsourcing como a limpeza. Perceba também como pode fasear o pagamento a fornecedores, negociando com eles prazos mais alargados. Analise exaustivamente todos os custos que tem e questione-se se os mesmos podem ser reduzidos sem prejudicar o serviço prestado.

2. Treino remoto
Estamos no final do ano e certamente já teve oportunidade de desenvolver o serviço de treino remoto. Estude diferentes formas de o fornecer, quer seja através de mensalidades que permitem ao cliente treinar em casa e no ginásio, com acompanhamento à distância semanal com definição de exercícios consoante o equipamento que o cliente tem disponível. Grave também as suas aulas de grupo e disponibilize-as numa plataforma que permita aos clientes fazer as aulas em casa. Foque-se nas aulas que não necessitam de equipamento.

3. Treino outdoor
Tire partido das áreas envolventes ao seu ginásio ou crie espaços de cardio-musculação semi-outdoor. Zonas que possam ser totalmente abertas para o exterior, mas que mesmo assim ainda estejam abrigadas da chuva e vento. Os clientes estão cada vez mais receptivos aos treinos outdoor, até mesmo com condições meteorológicas adversas.

4. Programas de treino focados nos problemas pós-covid
Desenvolva programas focados na recuperação pós pandemia. Foque-se em programas de obesidade, perca de mobilidade e massa magra, trabalho cardiovascular e respiratório. Forme os seus colaboradores da área técnica nestas temáticas específicas. Pense também em programas de mind & body para trabalhar o equilíbrio emocional.

5. Padrões de higiene e confiança
Mantenha a confiança do cliente mesmo quando as restrições reduzam. Os padrões de higiene e segurança serão fundamentais durante todo o 2021 para garantir a confiança do cliente. Não deve em momento algum descurar destas medidas e sugerimos mantê-las mesmo quando a Direcção Geral de Saúde, ao longo de 2021, começar a retirá-las. Este poderá ser o ponto decisivo para o seu cliente voltar e escolhê-lo em detrimento da concorrência.

6. Preço
Vamos entrar numa crise, não há dúvidas disso. Até, pelo menos, final de 2022 iremos estar a recuperar do aumento do desemprego e retracção do consumo. Seja sensível a isso e procure encontrar um preço equilibrado que lhe permita tirar proveitos e angariar clientes. Não caia em descontos desmesurados, isto é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Saiba analisar cuidadosamente o custo que tem com cada cliente mensalmente, que custo teve em angariá-lo e perceba que valor pode pedir pelo serviço que presta.

Em jeito de conclusão, é fundamental agora estruturar 2021, analisando 2020 em termos de custos, receitas e comportamento do cliente no período pandémico. A luz ao fundo do túnel não verá em 2021, mas sim 2022, pelo que tem que entrar no novo ano preparado para o atravessar com sucesso.

Para mais informações, contacte a All United Sports [email protected]