A sede de competir deu novo fôlego aos 218 atletas que marcaram presença na 40.ª edição Maratona de Valencia, Espanha, e foram batidos vários recordes.

Desde recordes pessoais, a recordes da prova até a recordes mundiais, muitas foram as razões para celebrar em Valência.

Por Portugal, Rui Pinto, do 4 Run Club, integrou a lista dos recordistas, ao bater a sua marca pessoal (menos 45 segundo), com um tempo de 2:14:45, em 57.º lugar. Já Nuno Lopes fez 2:22:19 na Maratona.

A prova teve quatro atletas a terminar abaixo das duas horas e quatro minutos, todos a bater o recorde de Valência. Foi melhor o queniano Evans Chebet (2:03:00), com o compatriota Lauwrence Cherono em 2.º (2:03:04). Em 3.º ficou o etíope Birhanu Legese (2:03:16), com Amos Kipruto, em 2:03.30, pelo Quénia em 4.º. 

Evens Chebet set a new course record wearing adidas adizero adios Pro

Nas senhoras destaque para a queniana Peres Jepchirchir, que bateu o recorde da maratona de Valência, com 2:17:16, e o seu próprio recorde, que era de 2:23:50. Por Portugal, Sara Moreira e Catarina Ribeiro não terminaram a prova.

 Peres Jepchichir sets a Marathon course record in adidas adizero adios Pro

Já na Meia Maratona, a primeira prova do programa, registou-se mais um recorde mundial: Kibiwott Kandie estabeleceu um tempo de 57:32, retirando 29'' ao anterior recorde. Rhonex Kipruto conseguiu o 3º lugar com uma marca também abaixo do recorde.Kibiwott Kandie breaks the Half Marathon World record wearing adidas adizero adios Pro

Tanto Kibiwott Kandie, como Rhonex Kipruto, Evans Chebet, Peres Jepchirchir como Rui Pinto calçaram os novos adidas adizero adios pro, na cor "electric yellow", as sapatilhas de corrida mais rápidas da história da marca.

Desde que foram lançados em Setembro, os novos adizero adios pro já estabeleceram vários recordes mundiais. A queniana Peres Jepchirchir quebrou o recorde mundial feminino da Meia Maratona na Meia Maratona RUNCZECH de Praga e quebrou o seu próprio recorde no Campeonato Mundial da Meia Maratona apenas um mês depois, com a marca de 1 hora, 5 minutos e 16 segundos. Melet Kejeta chegou à meta na 2ª posição, também com os adizero adios pro, apenas dois segundos após Jepchirchir.

201205_092452sm09

 Os adizero adios pro têm por missão proporcionar aos atletas tudo o que precisam para quebrar todos os tipos de recordes, sejam eles pessoais, nacionais ou internacionais. Apresentando inovações que apoiam os que buscam velocidade, os adizero adios pro foram co-criados com atletas de elite mundial para criar uma tecnologia revolucionária, EnergyRods. Através de testes anatómicos dos atletas nos seus laboratórios de biomecânica, os designers da adidas construíram protótipos após protótipos para criar uma estrutura que espelhava os ossos metatarsos dos atletas de elite. O resultado são as cinco hastes de carbono perfeitamente ajustadas, que dão aos adizero adios Pro uma ligação intuitiva com o atleta, optimizando a economia da corrida e permitindo-lhes manter a sua velocidade por mais tempo.

Autores
---
Cátia Mogo