O atleta do Vitória de Guimarães é o novo detentor do recorde nacional de maior distância percorrida em 24 horas.

Entre as 9h da manhã de sexta-feira e as 9h da manhã de sábado, o ultramaratonista correu 251,6 quilómetros, com mais de 625 voltas à Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães. O feito foi anunciado pelo clube nas redes sociais.

A melhor marca portuguesa era de 236,6 quilómetros e pertencia a Luís Gil desde 28 de Outubro de 2019, no Campeonato do Mundo de 24 horas, que decorreu em Albi (França). Nesta competição, Vítor Rodrigues tinha sido o segundo melhor português, com 218 quilómetros percorridos.

Vítor Rodrigues contou com o apoio de Dulce Félix, que correu com ele durante algumas voltas, assim como o maratonista Manuel Bronze, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres, e José Capela que se juntou a ele já no final da corrida.

Durante um dia inteiro, Vítor Rodrigues parou apenas para ir à casa de banho. A alimentação foi preparada por um nutricionista e foi feita em andamento. Para se aquecer, o atleta ingeriu bebidas quentes.

Segundo o Vitória de Guimarães, nesta iniciativa – que pode não ser reconhecida por não ter decorrido numa prova oficial, ainda que o serviço de cronometragem tenha sido profissional – o atleta quis alertar para a “causa da saúde mental”.

Recorde-se que o recorde do mundo pertence ao grego Yiannis Kouros desde 1997, com 303,5 quilómetros. A melhor marca feminina pertence À norte-americana Camile Herron, com 270,1 quilómetros corridos em 2019. Também o já lendário atleta espanhol Kilian Jornet tentou recentemente bater o recorde do mundo, mas acabou por desistir ao fim de dez horas a correr.

 

Autores
---
Cátia Mogo