A 17 de Outubro, pelas 10:30h, realiza-se a 21ª edição da Luso Meia Maratona, corrida que começa na deslumbrante Ponte Vasco da Gama e termina na emblemática Praça do Comércio.  

Trata-se de uma das mais populares de Portugal, decorre no mesmo dia da EDP Maratona de Lisboa e, em conjunto, trazem todos os anos à cidade os grandes nomes do atletismo nacional e internacional e atraem milhares de corredores estrangeiros, que juntam o prazer da corrida com a visita a uma cidade única como Lisboa. As corridas terão transmissão, em direto, na RTP1 e RTP Internacional.

Em simultâneo, e com o mesmo ponto de partida da Luso Meia Maratona, decorre também a EDP Mini Maratona, corrida de 8Km, com meta instalada no Parque das Nações.

“Estivemos um ano e meio impossibilitados de organizar corridas e este regresso tem um sabor especial. Temos os nossos eventos calendarizados para este último semestre de 2021. Este facto significa muito trabalho, mas estamos motivados e acreditamos que estamos no percurso certo para o regresso à normalidade. O apoio dos nossos patrocinadores tem sido absolutamente extraordinário e é com eles e para eles que trabalhamos nestes que são os maiores eventos da modalidade no país.”, afirma Carlos Moia.

Na vertente competitiva, a Luso Meia Maratona traz a Lisboa três atletas masculinos com marcas de 59:00 e cinco abaixo dos 60:00, no sector feminino serão pelo menos três as atletas abaixo dos 68:00.

O Quénia e a Etiópia serão os países mais representados, mas também estarão presentes atletas da Tanzânia, Uganda, Eritreia, Turquia e Polónia. Vários atletas estiveram nos pódios de meias maratonas internacionais e da Eritreia destaca-se o recordista nacional dos 10K.

Na elite nacional, destacam-se as participações de Sara Moreira, Marisa Barros, Rui Teixeira, Hermano Ferreira e Luis Feiteira.

Além da vertente competitiva da Luso Meia Maratona, o programa no fim-de-semana também contempla uma corrida para crianças. A EDP Mini Campeões, que se realiza às 11:00h, junta a família no Parque das Nações para um final de manhã muito divertido.

As inscrições ainda estão disponíveis online no site oficial. Os kits de participação são levantados na Sport Expo, que decorre entre os dias 14 e 16 de Outubro, no Altice Arena. Este ano, excecionalmente, não haverá stands de marcas parceiras, nem ações que impliquem aglomeração de pessoas ou períodos de espera. Em conformidade com o plano de contingência da organização, aos participantes será exigida a apresentação de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19, no acto de levantamento do kit de participação.

PR