Este ano não será na forma tradicional, devido às contingências para contenção do novo coronavirus, mas conta com uma forte componente solidária.

Desde segunda-feira, 2 de Novembro, que está a decorrer a EDP Maratona do Porto, em formato virtual. Os participantes podem correr os 42 km até domingo, 8 de Novembro.

Respeitando as nomas das autoridades de saúde locais, qualquer pessoa pode correr - em qualquer parte do mundo - esta que é a prova rainha do atletismo.

O formato virtual foi, até, criado de forma a ser acessível a todos, pelo que os 42 km da maratona podem ser completados por etapas, de modo a que cada participante percorra a distância que lhe for possível em cada dia.

Além disso, também é possível correr a maratona por estafetas, com cada membro do grupo a cumprir uma parte do percurso, com todos eles a enviar o registo da participação à organização.

Para assinalar a data, no último dia do evento, 8 de novembro, a Runporto vai transmitir desde o Sea Life Porto, local onde tradicionalmente é dado o tiro de partida da EDP Maratona do Porto, um directo nas redes sociais, com início às 11h00, que contará com a participação de várias personalidades ligadas ao evento, desde as três autarquias envolvidas, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, a patrocinadores e atletas nacionais e internacionais. 

Por cada inscrição na EDP Maratona do Porto Virtual, serão doados 5€ à Rede de Emergência Alimentar, um movimento que ajuda quem mais precisa.  

Autores
---
Cátia Mogo