Nuno Lopes e Ana Mafalda Ferreira foram os grandes vencedores da 3.ª Maratona da Europa, que se realizou no domingo passado (23 de abril), em Aveiro.
Quinze mil pessoas participaram durante a manhã do passado domingo (23 de abril) na Maratona da Europa, em Aveiro. É o terceiro ano em que a prova se realiza e, desta vez, também com um alerta para a participação de pessoas com mobilidade reduzida.
Não foram apenas pés a correr nesta Maratona da Europa. Em cadeira de rodas, algumas crianças fizeram 10 quilómetros cada uma, com a ajuda de João Neto, neste ano padrinho da prova, em Aveiro, e um estreante do percurso.
Foram cerca de 15 mil pessoas de 34 países que participaram neste evento, que teve como ponto de partida e chegada o Cais da Fonte Nova. O percurso de 42 km passou ainda juntos aos canais da ria de Aveiro e pela a praia da Barra, no concelho vizinho de Ílhavo.
OS VENCEDORES
Nuno Lopes, do Feirense, e Ana Mafalda Ferreira, do Sporting, foram os grandes vencedores da Maratona da Europa, uma prova que acabou com recordes do percurso tanto nos homens como nas mulheres.
Nos homens, Nuno Lopes contou com a preciosa colaboração de Paulo Paula numa primeira fase, acabando por cruzar a linha de meta em 2:19.15 horas. O tempo do atleta do Feirense poderia ter sido ligeiramente melhor, não tivesse havido um pequeno percalço com um carro da organização. Fecharam o pódio Carlos Costa (2:22:00) e Paulo Rosário (2:27:08).
Quanto a Ana Mafalda Ferreira, triunfo em 2:31.26, naquela que foi a sua primeira maratona de carreira. Dulce Félix, de regresso à distância mítica, foi segunda, com 2:36.52 e Laura Grilo completou o pódio com o terceiro lugar.