Um norte-americano de 37 anos tem 114 maratonas ganhas e quer chegar às 200 para ter pizza grátis até ao resto da vida.

O desafio foi feito por um restaurante chamado Iron Mule, que se comprometeu a oferecer pizza grátis ao atleta, caso este chegue à marca das 200 vitórias em maratonas. E parece que o repto tem sido motivador.

Só em 2020, ano em que muitos dos eventos foram cancelados, Justin Gillette correu (e ganhou) 13 maratonas, ainda muito longe de outras temporadas em que já conseguiu participar em 25. O seu recorde pessoal é de 2:25:44.

Natural do Indiana, o atleta começou a correr em 1999, aos 16 anos e nunca mais parou. Hoje é pai de 4 filhos e vai escolhendo as provas em que participa de acordo com a disponibilidade da família, correndo mais uma maratona sempre que pode. Confessa preferir percursos junto ao litoral, porque não tem montanhas onde treinar.

O desafio que fez com o restaurante local Iron Mule não é inédito, pois já em 2015 tinha tido uma proposta semelhante, mas nas Bahamas. Na noite anterior à maratona, foi jantar com a mulher e com amigos a um restaurante e o dono perguntou porque é que o grupo estava na ilha, ao que Gilette respondeu candidamente “estou aqui para ganhar a maratona”. O dono riu-se e disse-lhe que se ele ganhasse a corrida, poderia comer de borla para sempre no restaurante. Como habitual, Gillette ganhou a prova e voltou no dia seguinte, para usufruir do acordo.

Mais tarde, contou a história ao dono do Iron Mule, que lhe propôs um desafio ainda maior: ser o maior vencedor de maratonas de sempre nos Estados Unidos… e ganhar pizzas grátis para o resto da vida. Consta que Chuck Engle terá ganho “cerca” de 200 maratonas, pelo que a marca estabelecida foi essa. À 200.ª vitória, Justin Gillette terá honras especiais no restaurante.

Ainda faltam 86 maratonas, mas Gillette garante que não há nada mais motivador do que pizzas à borla.

Autores
---
Cátia Mogo