Os Campeonatos de Portugal realizaram-se conjuntamente com a Maratona da Europa, no domingo (24 de abril), em Aveiro.

A chuva e o vento fizeram uma pausa em Aveiro e os Campeonatos de Portugal, realizados conjuntamente com a Maratona da Europa, no domingo (24 de abril), proporcionaram os triunfos de André Costa, do Clube de Praças da Armada, em masculinos, e de Alexandra Oliveira, do Marítimo.

Numa manhã magnífica para a corrida, com um "mar de gente", a partir da beira da Ria, no Cais da Fonte Nova, a Maratona da Europa mostrou-se exemplar para receber os atletas que participavam em todas as distâncias (maratona, meia-maratona, 10 km e caminhada de 5 km).

A história da prova masculina de maratona foi escrita por André Costa, do Clube de Praças da Armada, que ficou na frente da corrida logo desde o início e que fez em modo solitário toda a prova, finalizando a prova em 2h24m39s. Depois de ter tentado nos últimos campeonatos de maratona, em 2019 e 2021, e ter corrido na primeira edição da Maratona da Europa, sem vencer, o atleta entrou nesta competição vontade de ser bem-sucedido.

"Há dois anos cortei a meta em lágrimas, de sofrimento, este ano cortei em lágrimas, mas de satisfação", confessou o atleta com orgulho e felicidade.

Algum tempo depois chegaram os restantes componentes do pódio: José Sousa, CCR Praia de Mira, campeão em 2019, com 2:26.09, e Augusto Costa, Amigos da Montanha, com 2:26.18.

alexandra oliveira maratona da europa

Em femininos, as atenções recaíam na presença da sportinguista Catarina Ribeiro, mas a atleta, que já tinha sido pouco feliz em Roterdão, há umas semanas, não completou a prova. Quem a cumpriu integralmente foi a estreante na distância Alexandra Oliveira, do CS Marítimo, que conseguiu cumprir a distância abaixo das 3 horas (2:56.41).

O pódio feminino foi composto ainda pelas atletas Júlia Conceição, FC Penafiel, com 3:18.01, e Sofia Peixoto, El Comandante, com 3:31.29.

Duas últimas notas: para o vencedor dos Campeonatos de Portugal no adaptado, Manuel Mendes, Vitória Guimarães (2:53.31), medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro; e para o treinador Ricardo Ribas, que orienta o treino dos segundo e terceiro masculinos e terceira em femininos.

Fonte e fotos: FPA

RESULTADOS COMPLETOS AQUI.