Sabemos que a corrida como actividade física é uma das excepções ao confinamento. Mas sabe exactamente como pode fazê-la?

Face a notícias contraditórias que têm saído nas redes sociais e em alguma comunicação social, a PRO RUNNERS deixa-lhe com as informações corretas, para saber quais a regras a cumprir durante o período de confinamento.

Assim, a corrida é para ser feita individualmente como actividade física ao ar livre e na sua área de residência, pelo que, se pretende correr, não pode ir de carro. Treine nas redondezas da sua casa!

Treinar é um acto individual, a não ser que pertença a um projecto olimpico ou de elite, às selecções nacionais ou participe em competições profissionais.

Não se esqueça de que a máscara é obrigatória na via pública sempre que não se consiga respeitar a distância de segurança dos 2 metros. À partida, quando sai para correr não precisa de usar, porque deverá andar sempre mais distante do que os 2 metros exigidos.

Quando sai de casa deve levar consigo identificação e comprovativo de residência (facturas de electricidade, gás ou água servem), ou em alternativa, a carta de condução, que traz ambos os dados, e uma máscara.

Aquilo que sugerimos é que:

  • Seleccione o percurso que lhe garante menos densidade de pessoas e que seja o mais arejado.
  • Escolha horas do dia em que sabe haver menos pessoas a circular nesse percurso.
  • Evite o cruzamento com outras pessoas, afastando-se à medida que se aproximam.
  • Não se esqueça de que não deve tocar com as mãos em objectos.
  • Assim que regressar a casa deve tirar os sapatos, colocar a roupa de treino para lavar, desinfectar as mãos e tomar banho.

Faça as suas corridas em segurança!

 

Informação legal, recolhida no novo Dec. nº 3-A/2021 de 14 Janeiro, complementado pelo Dec. nº3-C/2021 de 22 de Janeiro e paralelamente no revisto Dec. nº 28-B/2020 de 26 de Junho, pelo Dec. nº 8-A/2021 de 22 de Janeiro.

Autores
---
João Viegas