A World Athletics deixa-lhe sugestões para aproveitar da melhor forma o Natal.

A época das festas é sempre especial, mesmo num ano tão diferente, como foi 2020. Apesar de este ano serem desaconselhados os encontros familiares, haverá sempre lugar na mesa para alguma iguaria tradicional. Assim, qual é a melhor maneira de sobreviver a estes dias com pensamento positivo? A correr, claro.

Treinar no exterior é o melhor antídoto para os excessos do Natal e traz um «boost» à saúde, tanto física como menta. Mas como é que se encaixam os treinos no meio das festas? Com força de vontade, diríamos. Mas a World Athletics deixa cinco dicas sobre como usar a corrida para manter o espírito em altas, mesmo durante estes dias.

Corra cedo!

Mesmo sem trabalho, sabe-se lá como os dias voam durante as festas, com refeições para preparar, prendas para embrulhar e familiares para ajudar. Por isso, tente correr logo de manhã, para ser a primeira actividade do dia. Ter um bocadinho só para si pode ser uma óptima forma de se preparar para o que aí vem!

 

Coma com moderação 

Comer e beber são dois desportos muito presentes nas actividades natalícias. As comidas especiais são maravilhosas, a não ser que esteja de dieta para a próxima maratona. Pode ser um tormento, mas experimente adoptar a técnica da moderação. Comer de tudo, mas pouco.

 

Estabeleça metas 

Começar um ano novo é uma óptima oportunidade para estabelecer as suas metas. Talvez a pandemia volte a pôr em causa algumas das corridas de 2021, mas porque é que não se desafia a si próprio? Por exemplo, 5 km. Não é muito exigente, e dá para repetir com alguma frequência.

 

Correr aquece

Quanto mais a norte, mais frio está, é verdade. Certo é que não se escapa aos primeiros minutos «de bater o dente», mas depressa aquecerá… e haverá sensação melhor do que a revigorante sensação do frio a bater na cara?

 

Planeie com tempo

Nesta altura do ano é fácil ficar concentrado no Natal… e esquecer que o tempo passa. Janeiro está já aí à porta, por isso aproveite para estabelecer os seus objectivos para as próximas semanas, ver em que corridas quererá participar, ou até, rever a sua dieta nutritiva, junto de um profissional. Depois, é só pôr mãos à obra!

E já agora, Boas Festas!