Testes
16 junho 2021
“Sai da frente, Guedes!”
As ASICS Noosa TRI 13 voltaram a encher-me as medidas, ultrapassando as melhores expectativas. Vamos saber porquê.
---

Sim, estamos na época em que as sapatilhas com placas de carbono são a referência para as elites na corrida, mas nem todos os atletas têm essa pedalada e para quem também privilegia o conforto, a saúde das articulações e a estabilidade, mas sem perder competitividade, era bom sabermos o que as novas Noosa Tri nos podiam oferecer.

Destaque para o design e para as cores fantásticas que se demarcam de algumas marcas mais “cinzentas”, sendo mesmo atrevidas e bem apropriadas à época estival. Foram criadas para triatletas que correm normalmente sem meias, logo não têm costuras interiores pelo que são uma autêntica “luva”, mas ao mesmo tempo bem arejadas.

Na caixa de transporte vêm com os atacadores tradicionais e com atacadores de elástico para ganhar tempo na transição do ciclismo para a corida, mas tambem com a vantagem, já comprovada por mim numa São Silvestre de Lisboa, em que fui pisado e consequentemente descalçado, consegui de imediato voltar a calçar-me sem dificuldade.

 Sapatilhas com atilhos tradicionais e de elásticos

Apesar de serem muito confortáveis esta nova edição 13, destaca-se na entresola, utilizando o GuideSole System, garantindo uma maior rigidez e assegurando uma melhor eficiência na corrida. A comprovada sola ASICS EvoRide 2, evoluiu face à geração anterior, assim como a pala no peito do pé, agora mais arejada.

Com todas estas características, graças a uma excelente evolução face à geração 12, estas NOOSA TRI 13 tornaram-se menos flexíveis, mantendo o conforto, garantindo mais capacidade de tracção e velocidade. A sola com altura de 26-21mm e um drop de 5mm, garantem uma passada rápida a pedir ainda mais velocidade nos teus treinos de séries, ao mesmo tempo que garantem um treino regenerativo, mais lento e confortável. Isto tudo com um peso de 230g.

A marca especifica que com as novidades apresentadas, passa a garantir uma melhor resposta na longa distância - comprovei em 2 treinos longos – mais suporte que nas anteriores edições.

IMG-20210603-WA0053

Foram feitos à minha medida e a prova disso foi o teste que lhes fiz no dia 3 de Junho, no Triatlo Sprint de Sines, o Campeonato Nacional de Clubes. 

A ASICS diz que as NOOSA TRI 13 são para os atletas com as seguintes características - pesar abaixo dos 75kg e correr abaixo dos 4:30m/km.

Os meus 71kg, garantem a primeira condição. Fazer o último segmento do Triatlo de Sines que são 5km de corrida com ritmo médio inferior a 4:30m/km não era fácil e tinha sido até à data precisamente o meu melhor. Mas, não há dúvidas, a natação correu bem, o ciclismo também cumpriu... no entanto, nas transições tudo correu mal.

Noosa Tri 13 (3)

Excepto até calçar, bem rápido, as Noosa TRI, muito rápido. A partir daí “Sai da frente, Guedes!”. No falso plano da marginal em Sines a GuideSole curva e o drop foram de uma utilidade extrema e apesar de ter ficado em 4º lugar no Escalão de Idade, no segmento de corrida fui o 2º mais rápido e um novo recorde pessoal nesse segmento com 4:17m/km.

Este domingo as sapatilhas viajaram até ao Coimbra Multisport Weekend, para participarem no Triatlo Longo, onde depois de 1,9km a nadar e 90km de bicicleta, ainda fechámos o triatlo com uma Meia Maratona. O calor não deu tréguas e fui obrigado a arrefecer os músculos das pernas literalmente "à mangueirada", para evitar câimbras, tendo ficado com os pés totalmente encharcados. E se o resultado provável seria ficar cheio de bolhas, mais uma vez as ASICS Noosa TRI 13 provaram o seu valor e qualidade de construção, pois o facto de não terem costuras interiores nem qualquer material que possa provocar fricção, permitiram-me chegar a casa sem qualquer queixa nos pés.

 

Caraterísticas do produto:

Amortecimento FLYTEFOAM™️

A tecnologia GUIDESOLE™️ ajuda a conservar a energia

A parte superior em malha de engenharia melhora a respirabilidade

A sola exterior AHARPLUS™️ melhora a durabilidade

Coloração sustentável das palmilhas

Altura da sola: 26-21mm

Drop: 5mm

Peso: 230g/Nº43

 

Avaliação do produto

Amortecimento posterior – Muito bom (5/5)

Amortecimento anterior – Bom (4/5)

Pressão no peito do pé – Suave (5/5)

Flexibilidade – Média (4/5)

Estabilidade – Boa (5/5)

Tracção – Boa (4/5)

PVP – 140,00€