
Há menos de um ano testei o FR 955 (edição #14 Dez’23), tendo ficado fascinado pelo que considerei o melhor sportwatch de alta performance desportiva para a curta e longa distância, na corrida, no trail, no ciclismo, na natação de águas abertas e no triatlo. Considerei, assim que houvesse oportunidade, ser o meu próximo Garmin, mas não esperava que a Garmin viesse a lançar passados poucos meses, o FR 965.
Ao contrário do 955 que exteriormente não se diferenciava muito dos seus antecessores, o FR 965, oferece (além dum rebordo em titânio, aquela que será a revolução dos sportwatch desportivos de alta performance da Garmin) finalmente um ecrã AMOLED com mais resolução e muito mais luminosidade, traduzindo-se numa muito mais fácil e rápida leitura dos dados. Até porque o seu ecrã também é de maior dimensão, pois o facto de não ser Solar, elimina o aro exterior do ecrã permitindo ocupá-lo na sua totalidade com a informação que na realidade precisa.
O manuseamento do FR 965 é semelhante aos anteriores e mesmo para quem utilize este sportwatch pela primeira vez, é bastante intuitivo. Barómetro, Altímetro, Giroscópio, Acelerómetro, Bússola, Termómetro, Leitor BPM, Multifrequência Satélite, Leitor da Estamina, Potência de Corrida, LiveTrack, PacePro, Música, pagamentos sem cartão e Mapas, são instrumentos a ter em conta.
![]() |
![]() |
O Relatório Diário de Condição Física e Saúde é bastante fiável e prático, pois rapidamente ficas com uma ideia geral ou pormenorizada da tua condição física.
O Training Readiness permite-lhe saber com que energia está e se pode ou deve avançar para o tal treino mais difícil. Analisa o sono da véspera com o seu histórico, a recuperação desde a última atividade, a acumulação de treinos vs. últimos treinos, o stress e finalmente o Relatório de HPV com medição de bpm, HRV, oximetria de pulso e respiração.
Multi-Frequência de Satélite em que ele escolhe os dois satélites que melhor ligação estabelecem, entre os três disponíveis(GPS, Galileo e Glonass).
O novo Leitor de bpm no pulso, é sem dúvida o melhor sensor de pulso que testei até agora.
Mantêm a oferta do FR 955, com a utilização dos mapas, principalmente para os atletas de Trail, com navegabilidade e mapas de download gratuito. O Map Manager ajuda-o a descarregar Mapas via WiFi.
Uma das funcionalidades que me encheu as medidas foi o Medidor com previsão da sua Energia na corrida - Estamina. Diz-lhe com que energia está, permitindo-lhe durante a corrida, ajustar o seu ritmo, sem ter uma quebra antes do final, aproveitando o máximo de energia disponível.
Quanto à Capacidade da Bateria oferece até 23 dias de autonomia em modo smartwatch e até 31h de autonomia no modo GPS.
AVALIAÇÃO:
O QUE GOSTEI: Ecrã AMOLED / Leve / Touch screen / Satélite Multi-Frequência / Leitor de BPM / Relatório Diário / Estamina / Download de Mapas gratuitos / Bateria / Garmin Pay /
O QUE NÃO GOSTEI: nada a apontar
CONCLUSÃO: se tem o FR 655, talvez não valha a pena trocar pelo recente FR 965. A não ser que como eu, valorize o facto de ter um ecrã maior, com mais resolução e luminosidade AMOLED que o vai ajudar na leitura de dados, principalmente se já tiver alguma dificuldade de visão ao perto e ao longe (mesmo na natação facilmente lê os dados) e por isso mesmo vai ser o meu próximo Sportwatch.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Este teste com o FR 965 permitiu-me executar as 2 últimas semanas de treino, antes do Triatlo Longo de Caminha. Foi uma ferramenta importante na gestão do treino, do descanso, da adaptação ao calor para a prova e da gestão de energia e potência despendida ao longo dum triatlo longo com quase 6 horas de duração. Um verdadeiro parceiro e treinador de desportivo.
Não perca também o review detalhado do Garmin Forerunner 965 feito por Hugo Barreto na próxima edição da Pro Runners Magazine!