Smartwatch
7 maio 2025
72% dos profissionais de saúde recomendam dispositivos inteligentes
Estudo desenvolvido pela Ipsos para a Huawei revela que dispositivos inteligentes incentivam a população a mudar os seus estilos de vida.
---

De acordo com o Inquérito Europeu de Comportamento em Saúde 2025, realizado pela Huawei em colaboração com a Ipsos, 83% dos profissionais de saúde reconhecem que os dispositivos inteligentes incentivam os utilizadores a cuidarem melhor da sua saúde e 72% dos profissionais de saúde recomendariam a utilização de um dispositivo inteligente para monitorizar a saúde.

O estudo examina a crescente influência da tecnologia wearable na monitorização da saúde pessoal, reunindo insights valiosos para profissionais de saúde. Dá ainda a conhecer tendências comportamentais da população europeia no que respeita à saúde e bem-estar, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a forma como a tecnologia está a transformar o futuro da gestão proativa da saúde.

A integração da tecnologia inteligente no uso comum está a revolucionar a forma como os indivíduos e os profissionais de saúde abordam a monitorização da saúde pessoal. Ao longo da última década, os dispositivos inteligentes de saúde evoluíram para ferramentas altamente sofisticadas que auxiliam na avaliação contínua da saúde e na deteção precoce de doenças.

Huawei Health Survey (2) Huawei Health Survey (4)

72% dos profissionais de saúde apoiam a utilização de dispositivos inteligentes para a gestão da saúde e bem-estar

O estudo evidencia o valor que os profissionais de saúde atribuem à tecnologia inteligente para ajudarem os utilizadores a cuidarem da sua saúde. Este reconhecimento traduz-se num impacto significativo: 58% destes profissionais concordam que os dispositivos inteligentes permitiriam que os indivíduos gerissem proativamente a sua saúde e prevenissem doenças. 

Estes resultados marcam uma evolução crítica nos cuidados de saúde – passando de abordagens de tratamento reativas para um sistema onde os indicadores de alerta precoce fornecidos por dispositivos inteligentes podem melhorar significativamente os resultados.

Adicionalmente, 83% dos profissionais de saúde reconhecem que os dispositivos inteligentes incentivam os utilizadores a cuidarem melhor da sua saúde, em linha com os dados do Inquérito de 2023, em que uma média de 67% de todos os utilizadores regulares de smartwatch concordavam que a análise e as sugestões do seu dispositivo os influenciaram a tornarem-se mais conscientes sobre a sua saúde e estilo de vida.

Foi também possível perceber que 78% dos profissionais de saúde concordam que os dispositivos inteligentes incentivam os indivíduos a mudarem o seu estilo de vida, com 70% a notarem especificamente que estes dispositivos promovem a atividade física regular. Esta tendência era igualmente visível no estudo da Huawei de 2023, com 90% dos utilizadores de smartwatch a adotarem pelo menos um novo hábito de estilo de vida saudável como resultado do uso do seu dispositivo e 88% a concordarem que um smartwatch melhorou a sua saúde física.

Esta crescente consciência da saúde em todo o mundo criou uma maior procura por capacidades de monitorização mais práticas, abrangentes e precisas que não só ajudam os utilizadores a compreenderem melhor dados sobre a sua saúde, mas também os incentivam a agir.

Huawei Health Survey (3) Huawei Health Survey (5)

Top cinco indicadores de saúde recomendados pelos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde inquiridos identificaram os cinco principais indicadores de saúde para monitorização: pressão arterial, nível de açúcar no sangue, ritmo cardíaco, saturação de oxigénio no sangue (SpO2) e eletrocardiograma (ECG). A pressão arterial destaca-se como uma das métricas mais críticas, com os profissionais de saúde a recomendarem medições várias vezes por semana.

Anteriormente, o Inquérito de Saúde da Huawei 2023 já evidenciava esta tendência. Na altura, os consumidores concordaram com a maior frequência possível de medição deste indicador. Os dispositivos inteligentes wearables vêm colmatar esta necessidade, permitindo que os indivíduos realizem medições rápidas com a frequência necessária, sem necessitarem de uma consulta médica especificamente para verificações da pressão arterial.

A saturação de oxigénio no sangue é outro indicador vital enfatizado pelos profissionais de saúde, que recomendam a sua monitorização pelo menos uma vez por mês. Com recurso a um smartwatch, estas verificações podem ser realizadas diariamente com maior conveniência. Da mesma forma, os exames de ECG, que tradicionalmente implicam visitas a hospitais ou clínicas, podem agora ser realizados no pulso a qualquer momento com a tecnologia wearable inteligente.

Huawei prepara-se para lançar novos smartwatches mais avançados na monitorização da saúde

Em resposta a estas tendências crescentes, a Huawei desenvolveu um sistema que integra todos os mais recentes avanços da empresa no campo da monitorização de sinais vitais. O sistema HUAWEI TruSense mede mais de 60 indicadores de saúde e bem-estar, abrangendo seis dos principais sistemas do corpo humano, incluindo circulatório, respiratório, nervoso, endócrino, reprodutivo e muscular, promovendo assim uma gestão de saúde mais completa e inovadora.

A mais recente atualização, prestes a chegar ao mercado, introduz um inovador módulo distribuído de super-deteção, que conjuga a monitorização a partir do pulso e da ponta dos dedos, para fornecer informações de saúde significativamente aprimoradas e melhorar drasticamente a precisão, rapidez e abrangência da monitorização de saúde.

Impulsionada pela sua dedicação e superação dos limites tecnológicos na saúde digital, apoiada numa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de tecnologias avançadas de monitorização da saúde, a marca prepara-se para lançar as novas séries HUAWEI Watch 5 e HUAWEI Watch Fit 4, equipadas com o sistema HUAWEI TruSense, no dia 15 de maio de 2025.

PR