A equipa da PRO RUNNERS esteve a competir no Algarviana Ultra Trail e conta-lhe tudo neste artigo.

O feliz lema da prova que nos faz percorrer os 300 km da Via Algarviana diz quase tudo. Só participando conseguimos perceber toda a sua dimensão. Para a quarta edição da mais longa prova portuguesa de trail running, a equipa Pro Runners foi formada pelo totalista Miguel Judas, por Nino Raleiras com a experiência acumulada de duas participações e pelos “rookies” Pedro Ramos e Carlos Duarte, que no seu orgulho algarvio, foi quem percorreu mais km.

Ao contrário dos anos anteriores, a prova iniciou-se em Sagres, no cabo de São Vicente e terminou em Alcoutim e esse não foi um simples pormenor. Algumas subidas nas etapas finais, quando o cansaço já se fazia notar, foram ultrapassadas com maior dificuldade que o esperado e isso reflectiu-se, principalmente, nos valentes que terminaram a prova a solo.

IMG-20211127-WA0016

Nas semanas anteriores à partida afinaram-se estratégias, fizeram-se as alterações consideradas indispensáveis e reuniram-se os equipamentos imprescindíveis para enfrentar uma prova em regime de semi-autonomia.

Mas a serra algarvia reserva-nos sempre surpresas e entre GPS a fornecerem caminhos diferentes do da prova, enganos na saída de abastecimentos, baterias a descarregarem mais rapidamente que o esperado e saídas atrapalhadas devido à escuridão da noite, foram muitos os km percorridos fora do sentido da prova. Mesmo assim fica para a história um honroso quinto lugar, com direito a prémio e tudo, que nem o facto de apenas haverem cinco equipas, a disputar a prova por estafetas, consegue ofuscar.  

IMG20211127165712

O espírito, esse, mostrou-se sempre divertido e fomos uma verdadeira equipa desde o início, apesar de todos os percalços.

Quanto ao resto, foi o ALUT de sempre, a começar pela enorme simpatia, disponibilidade e camaradagem da organização, personalizada pela omnipresença do casal maravilha Bruno e Cláudia, e continuando por todo o corpo de voluntários, a quem o lema da prova também assenta como uma luva, pois sem eles nada disto seria possível. E terminando, claro, está, em todos os atletas, nos laços que ficam, nas amizades que se reveem e nas que entretanto se criam. Naquilo, enfim, que torna em verdadeiros vencedores todos os participantes nesta jornada, independentemente do lugar em que terminam.  

IMG20211127154740

Parabéns ao Rui Sequeira e à Carla André pelas brilhantes vitórias individuais.

Agradecimento da Equipa PRO RUNNERS Magazine, às organizações de corridas que nos apoiaram, como a Ganhar Destak, WeRun e HMS.

IMG-20211205-WA0021

Equipa PRO RUNNERS Magazine Powered by ADIDAS TERREX

Estaremos de volta em 2022!

Fotos: João Viegas e João Delgado/ALUT.

 

 

 

 

 

 

Autores
---
Miguel Judas